EVP – É verdade que o funil de vendas morreu?

Se outrora o funil de vendas foi o recurso mais utilizado para descobrir a jornada do consumidor e aprender como lidar com cada etapa dessa jornada, atualmente ele se reinventou e ganhou um novo formato. Ou seja, um novo formato de se relacionar com o cliente e os funcionários da organização está em alta e é sobre ele que falaremos aqui. O funil era o formato referência para a análise de negócios, agora o formato utilizado é círculo, com novas propostas e valores para os empreendimentos. Veja a seguir as etapas do novo funil de vendas do mercado.  

Atração

O primeiro passo do novo funil de vendas, é a atração. Ou seja, chamar a atenção das personas ideais para seu negócio, para a existência do seu empreendimento. As táticas usadas podem ser diversas e variar entre o marketing de conteúdo, técnicas de SEO, uso de redes sociais, uso de blog, entre outros. Esse passo requer que o conteúdo sirva como canal para atrair o público desejado até seu negócio, ou seja, mais do que captar possíveis clientes, você irá atrair um público específico com conteúdos direcionados de maneira exclusiva.  

Engajamento

Após atrair o público que deseja, o segundo passo do novo formato para as vendas é envolver cliente e empresa, criando engajamento e um relacionamento que pode levar até a cadeia de consumo. Dessa forma, não é o momento de incentivar o consumo mas começar o relacionamento que pode beneficiar os dois lados da relação. Nesse momento é a hora de criar conteúdos relevantes, que estejam alinhados com os propósitos do seu negócio e com o tipo de cliente que quer atrair. Desse modo um relacionamento firme e estável pode ser criado e é ele que levará até o consumo do cliente.  

Eduque seu lead

É nesse momento que, após engajar o cliente, chega o momento de educá-lo. Esse passo requer a criação constante de conteúdos e materiais com valor para que o possível cliente conheça mais sobre sua empresa, produto e as vantagens do serviço oferecido. Nesse ponto é importante consistência e autoridade para falar sobre o assunto que deseja fazer o futuro cliente conhecer.  

Conversão

É chegada a hora de transformar o provável cliente em cliente real, que entenda os valores da empresa e se torne um cliente. Nesse momento é essencial que o discurso de vendas e a intenção de induzir a compra sejam feitas de maneira eficiente e interessante para o cliente.  

Fidelização

É nesse momento que a fidelização do cliente se torna algo primordial para o negócio, ou seja, é muito mais fácil vender para alguém que já é seu cliente do que criar novos clientes. Dessa forma, criar canais e maneiras de tornar seu cliente fiel é fundamental para fechar o ciclo dessa nova forma de marketing. Desse modo, é nítido que o funil de vendas tal qual conhecemos se transformou em algo atual e que entende o mercado atual. Não sendo, portanto, a morte do modelo outrora conhecido, mas um renascimento atual e modernizado.   Então, que tal contar com a ajuda de uma marca dedicada em um software ERP personalizável atender as necessidades do seu negócio? Conheça a UNO Soluções e veja como podemos fornecer a solução que a sua empresa precisa!