Fatores de sucesso da Implantação de ERP

Confira os fatores de Sucessos e Insucessos na Implantação de Sistema ERP para PME.
 

Com a necessidade da maximização de tempo, redução de custos e redução de riscos nas atividades empresariais, a UNO, que realizou mais de 200 implantações de sucesso em empresas de diversos segmentos, apresenta uma lista simples e prática para você ter sucesso na implantação do seu sistema de gestão.

 

Fatores de Sucessos na Implantação de Sistema ERP

  1. Primeiramente, você precisa levantar os processos da empresa e tê-los bem definidos para direcionar os parâmetros do sistema.
  2. Fazer um comunicado geral para conscientizar todos os funcionários que a implantação do Sistema ERP é o início de uma nova fase/gestão da empresa, e que o sucesso desta nova fase depende de todos!
  3. Antes de agendar cada visita com o Gerente de Projeto UNO, defina claramente o objetivo (pauta) da visita.
  4. O Gerente de Projeto Cliente será o responsável pelo gerenciamento de todas as atividades da implantação, e terá os cronogramas bem definidos; Lembrando que além do gerente, a equipe, deve conhecer bem os processos da empresa, e estar comprometido com a implantação.
  5. Após os treinamentos, é importante documentar/atualizar os documentos de procedimentos da empresa que são vinculados ao o UNO ERP (telas e fluxo) de forma prática e didática.
  6. Promova reuniões semanais durante os três primeiros meses com atas documentadas, e reuniões mensais a partir do terceiro mês para avaliar o sistema e os processos da empresa.
 

Insucessos da Implantação de Sistema ERP

  1. Mudança do Gerente de Projeto Cliente ou da direção corporativa durante a fase de implantação pode atrapalhar muito!
  2. Falta de apoio da alta direção (sócios e diretores), e envolvimento dos usuários (normalmente verificado através de posturas agressivas e cobranças com reclamações).
  3. Resistência à mudança (processos/forma de trabalhar, por exemplo).
  4. Alto nível de customizações durante a fase 0 da implantação.
  5. Tempo de implantação longo (superior à 6 meses).
  6. Falta de entendimento entre o que foi contratado e limites do fornecedor do ERP (o UNO ERP é um software de mercado onde qualquer alteração ou implementação é considerada uma customização).