O que é Figital ou Phygital? – Integrando o Mundo Físico e Digital
A crescente interação entre os mundos físico e digital tem gerado o termo “Figital” ou “Phygital”. Basicamente, essa abordagem busca integrar as experiências do consumidor em ambientes online e offline, promovendo uma jornada de compra mais completa e envolvente.
Definindo a estratégia (Fusão Tangível-Virtual) – Figital
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” já dizia o gato em Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll). Portanto, antes de adotar qualquer estratégia, é imprescindível mapear 4 pontos:
Figital: 1. Público:
Entender o comportamento do cliente é imprescindível para definição dos próximos passos. Em seguida, considere os diferentes tipos de comportamento:
webrooming |
Fazem pesquisa online antes de comprar um produto na loja física; |
showrooming |
Vão até a loja física apenas para ver o produto, mas compram online no e-commerce |
scanning/scramming |
Mesmo estando dentro da loja física, buscam pelo produto online para encontrar melhores preços |
clicar e coletar |
Compram online e fazem a retirada na loja. Economia e tempo e frete |
clicar e enviar |
Compra um produto online enquanto está na loja física. |
O estudo da Forrester Consulting aponta que, em 2022, 59% dos consumidores dizem que provavelmente vão procurar por um produto online e o adquirir em loja (webrooming). Mas, para 54% dos entrevistados, primeiro vão olhar um produto em loja para comprar online (showrooming)
Figital: 2. Canais
Qual o tipo de experiência que você deseja que o seu público tenha nos canais de relacionamento?
Avalie a experiência atual do cliente e liste os desafios enfrentados por eles.
Abaixo alguns exemplos simples de canais que podem evolucionar sua empresa .
E-commerce: B2C (loja virtual para clientes finais) – Figital
- Vender 24 horas por dia; expandir alcance geográfico; fortalecimento de marca
- Além de loja própria considere a integração com marketplaces consagrados para aumentar a visibilidade /alcance! Representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
E-commerce: B2b (empresas) – Figital
Semelhante a uma loja virtual tradicional o B2b normalmente leva em consideração a Experiências Personalizadas como: Produtos especiais, tabelas de preço (varejo, atacado, etc), cálculo de preço considerando o regime tributário (IPI, ICMS ST) e, geralmente, não possui um meio de pagamento. Dessa forma, permite um faturamento considerando o limite de crédito.
APP (catalogo de produtos ou mobile commerce) – Figital
Segundo dados do estudo Webshoppers, 56% dos pedidos de ecommerce em 2021 foram feitos por dispositivos móveis.
Portanto, um aplicativo exclusivo pode oferecer mais ergonomia e fortalecimento de marca dos que sites responsivos.
Além disso, notificações podem oferecer promoções personalizadas e a geolocalização pode enviar informações contextualizadas com base na localização do usuário. Assim, a experiência do cliente se torna mais envolvente e relevante.
Qr Code e NFC (Near Field Communication):
Autoatendimento: Chatbot / WhatsApp / Totens
O chat de atendimento ajuda a aumentar o engajamento do cliente. Quando associado a um robô de conversação baseado em Inteligência Artificial (IA), ele tem capacidade para responder às questões do usuário de forma natural e fluida.
Além disso, integrado a um ERP, o cliente pode, pelo WhatsApp, solicitar segunda via de boleto, notificar a posição da entrega, abrir chamados no SAC e até fazer novos pedidos!
No ambiente físico, um totem de autoatendimento evita filas e aglomerações, permitindo a realização de pesquisas e pagamentos.
Mídias Socias (Instagram / Facebook)
Vendas pelo Instagram Shopping permitem a finalização da compra pelo e-commerce ou link de pagamento. Além disso, é crucial considerar a criação de uma estratégia de conteúdo. Isso é importante para atrair e se relacionar com os clientes, mantendo-os fiéis à marca.
Portanto, invista em conteúdo relevante e envolvente para fortalecer a presença da sua marca nas mídias sociais.
Figital: 3. Tecnologia
Tecnologia é a base para integrar os canais físicos e digitais, e não se trata apenas do momento da venda. Além disso, automação de estoque com código de barras, picking, e agilidade logística e fiscal serão determinantes na reputação da sua empresa e na prevenção de erros.
Um sistema de gestão (ERP) é a base de tudo! Integrado a um CRM e BI (Business Intelligence), ele potencializa o sucesso e fornece informações essenciais para direcionar novas ações.
Abaixo, a representação da Empresa Digital citada por Laudon e Laudon (2001) é elucidadora, mas ainda é uma visão tradicional (analise pelo “retrovisor”).
A Inovação agora está na visão PREDITIVA e PRESCRITIVA com IA (Inteligência artificial)
Figital: 4. Riscos
Múltiplos canais de venda e atendimento omnichannel parecem ser a tendência, mas sua empresa está realmente preparada? Portanto, organização e inteligência para atrair e encantar são fundamentais para não complicar sua operação/processos, expor a riscos de segurança digitais ou até passar vergonha com informações divergentes entre os canais.
Abaixo alguns riscos comuns de uma implantação figital
1 – Segurança: invasão e comprometimento de dados; indisponibilidade da loja; golpes e fraudes;
2 – Processos: indefinição de responsáveis por canal, estoque, logística, embalagens, rastreabilidade
3 – Informações divergentes: Preços e estoque errados, promoções confusas, desmotivação vendedores x distribuidores x representantes
Resumindo, seja realista com o que realmente vai agregar valor!
Figital – Conclusão
Prepare sua empresa para o sucesso. Portanto, cerque-se de profissionais, parceiros e sistemas que simplifiquem sua operação.
Ademais, adotar uma boa estratégia figital não requer grandes investimentos ou tecnologias.
Aplicando o princípio de Pareto, acreditamos que pequenas ações (20% de esforço) podem gerar resultados incríveis (80% de efeito). Dessa forma, invista em mudanças estratégicas e veja os resultados positivos.
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