Gestão de ERP: A solução para processos engessados

Discutimos neste post sobre o impacto positivo de personalizar a gestão de ERP para melhorar os processos da sua empresa.
 

Percebi que discutimos pouco aqui no blog sobre o impacto positivo de personalizar o ERP para seu público-alvo.

Não tornar os processos engessados após a implantação do software de Gestão é especialmente importante em negócios mais complexos.

 

Um exemplo bem simples

Você vai contratar um software para fazer toda a gestão financeira da sua empresa.

É uma decisão importante, complexa e nenhuma empresa simplesmente acaba mudando de software só porque é um pouco mais barato, sem estudar direito os impactos que aquilo terá para o seu negócio.

 

Essa compra não é feita por impulso

É necessário entender direito como o software funcionaria para sua empresa, entender os custos de contratação e implantação, os reais benefícios que ele pode trazer e tudo mais.

Para isso, é comum ficar meses analisando o software, pesquisando por alternativas, fazendo demonstrações e testes.

Não conhecer seu potencial cliente e não saber como ele está interagindo com sua empresa tem uma consequência clara: ineficiência de vendas.

Sua empresa pode até estar com um bom desempenho, mas tendo essas informações certamente elevaria os resultados para outro nível.

O ERP quando não é engessado permite criar campos personalizados para identificar o perfil do cliente, e até mesmo desenvolver telas que absorvam processos neste ciclo da venda, como foi o caso da empresa Ares Perfumes, que adotou uma nova estratégia de vendas baseada em Marketing Multinível e precisou customizar seu ERP.

A Gestão do ERP do Módulo de Vendas e Financeiro para pagamento de comissões foi completamente ajustado para atender a nova demanda.

Formas de fazer a Gestão do ERP

Com esses dois exemplos quis mostrar que existem duas formas seguras de não tornar seus processos engessados:

  1. Procure um ERP que permita a parametrização de campos de forma personalizada.
  2. Implante um ERP que possa ser customizado e por um preço justo.

Citamos no post  Desktop do UNO ERP pode ser personalizado uma das formas de fazer uma Gestão de ERP que não engesse, ou seja, que é personalizada para a sua empresa.

Com alguns softwares de gestão (o UNO ERP, por exemplo) é possível usar todos esses gatilhos. Isso já é extremamente poderoso para a PME, mas pode ficar ainda melhor.

Todas essas formas de gestão do ERP, na verdade, acabam representando menos de 20% dos processos da sua empresa.

Os outros 80 e tantos consistem na interação dos usuários (colaboradores e gestores) com as melhores práticas de gestão do mercado.

Saber quais processos precisam estar amarrados e seguir o que já há de melhor em processos é exatamente o que sua empresa precisa conhecer para permitir uma personalização ainda mais precisa para seu negócio.

 

Mapeamento de Processos

Pensando nessa grande oportunidade para os gestores, lançamos ano passado uma consultoria para mapeamento e documentação de processos. Ela permite dar uma visão real do que sua empresa tem e precisa para gerir o ERP corretamente.

Como você vai saber exatamente quais são os processos repetitivos do dia a dia, é possível identificar pontos de mudança nas melhores práticas de mercado, que não podem ser aplicadas para a sua empresa, e assim, direcionar o ERP para o seu negócio.

Uma boa gestão de ERP pode impactar e muito nos resultados da sua empresa. Assim, para saber mais sobre como customizar o UNO ERP, acesse a página oficial: www.unoerp.com.br/desenvolvimento-erp/.