Gestão de Franquias é garantia ou não de sucesso?

Marcio Sanson
20/06/2018
Neste release debatemos se uma Gestão de Franquias é garantia ou não de sucesso e qual o papel do Sistema de Gestão Empresarial.

 

O sonho de qualquer empreendedor é que seu negócio dê certo num piscar de olhos, porém, sem uma ideia certa de que caminho escolher, para muitos, a abertura de franquias sem sido a alternativa.

Mas será que uma franquia é garantia de sucesso e menos trabalho?

Apesar de todos os indicadores tentarem dizer que sim, e certa facilidade na abertura de uma franquia, não existe garantia de sucesso, tão pouco, menos trabalho.

O mercado dos negócios tem estado cada vez mais competitivo, e não é diferente para os diversos modelos de franchising, de vários seguimentos, que tem cobrado cada vez mais atenção e dedicação dos que investem, afinal, a cada hora são abertas cinco novas franquias no Brasil.

Ao escolher uma franquia que já existe há bastante tempo no mercado, e conte com grande destaque entre os consumidores e na mídia, o tempo de investimento em marketing e planos de negócio será menor.

Mas isso não significa achar que uma franquia dará certa sozinha subestimando uma gestão firme.

Segundo de uma pesquisa realizada pela FRANCAP, o maior erro dos empreendedores na Gestão de Franquias é não administrar de maneira precisa, o que leva o fechamento de 48% das empresas, incluindo as franquias.

Para o economista Valdir Junior, os empreendedores precisam ter expertise e que todo o capital gerado nos primeiros três anos, deve ser reinvestido no negócio: “É necessário elaborar um plano de curto e longo prazo, identificando as variáveis que podem afetar o empreendimento”, dizendo que uma ferramenta ideal para isso é um sistema ERP.

O diretor e consultor de negócios da empresa UNO Soluções Integradas, Marcio Lopes Sanson, disse que um sistema de gestão pode e deve ser um aliado para os empresários. “Não há uma empresa bem sucedida no mercado sem um ERP, sem os controles necessários: balanços, fluxo de caixa, controle de custos, ou seja, com um sistema que englobe todos esses módulos, a chance do negócio ser um sucesso, é enorme”, disse.

Marcio explica que o sistema ajuda nos controles manuais e na hora de pensar em planos de mercado, o que é ideal para empreendedores e donos de franquias. “O tempo é gasto para pensar na venda ou em novas estratégias que trazem efetivamente lucro”, finalizou.