Uma empresa que não inova fica congelada no tempo: e nada que fica congelado consegue evoluir. É muito importante que as empresas tenham o foco de sempre progredirem e se adaptarem ao mercado que nunca para. Se não, é muito provável que esse próprio mercado acabe por engoli-las.
O que é Gestão de Inovação?
Uma Gestão de Inovação é uma pessoa, ou um grupo de pessoas dentro de uma empresa que organizam novas ideias, desde sua origem até sua aplicação prática. Também são responsáveis por ter ideias inovadores que sejam soluções para problemas da empresa. O desafio por trás da gestão de ideias é sistematizar a criação e aplicação destas.
Tudo isso serve para que a empresa sempre esteja escutando ideias novas de seus próprios colaboradores, mas além disso, que sempre esteja evoluindo e se modificando conforme novas demandas apareçam.
Como sistematizar a Gestão da Inovação?
Para começar, uma das ferramentas mais úteis e que mais ajudam em uma Gestão de Inovação é o uso de soluções digitais que ajudam no processamento e aplicação de ideias desenvolvidas. Pode ser através da coleta de dados do sistema de gestão, por exemplo, utilizando ERPs ou CRMs, ou outros meios.
Sistematizar inovações exige uma cultura inovadora também, dentro da empresa. Por isso todos os colaboradores precisam entender os objetivos que precisam ser alcançados, motivos e os meios para fazer isso.
É fundamental você contar com ferramentas que te dêem o apoio necessário, como um bom ERP que ajude a gerenciar as atividades de forma a mantê-las alinhadas aos objetivos da sua empresa.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time!