O gráfico de Gantt é uma das muitas soluções que vêm junto com a evolução da tecnologia. E métodos como esse têm sido cada vez mais relevantes, principalmente quando falamos da organização de demandas, que têm, cada vez mais, se mostrado como uma ferramenta na otimização do que se tem a entregar. Hoje, vamos falar sobre o gráfico de Gantt e como ele pode contribuir para a organização dos seus projetos e gerar um verdadeiro impacto no resultado final da sua empresa.
Surgimento gráfico de Gantt
No ano de 1896, Karol Adamiecki criou uma solução para a apresentação de processos, por meio de um diagrama visual, chamado na tradução livre, de harmonograma. Mas, esse trabalho não recebeu o reconhecimento ideal, por não ser publicado em inglês que, nessa época, já era o idioma mais falado.
A partir desse modelo, o engenheiro mecânico Henry Gantt criou, com algumas adaptações, o tipo de gráfico que conhecemos hoje, pensado também para o acompanhamento de processos. Mas, além de ser mais atual, o gráfico é voltado à otimização e é um dos preferidos do setor industrial, quando falamos em trabalhar para que atrasos não aconteçam.
Nessa época, o projeto era feito de forma manual e isso, além de gerar mais tempo para ficar pronto, tinha que ser refeito toda vez que um novo processo precisasse ser acompanhado. Mas, apesar dessas dificuldades, até os dias de hoje é um modelo muito utilizado no meio industrial.
Vantagens do gráfico Gantt?
Um dos principais problemas que se pode encontrar em um ambiente de trabalho despreparado é a não centralização das informações. No caso do gráfico de Gantt, esse tipo de problema é sanado, pois em um campo de visão já temos como ter uma noção. Aliando isso a uma ferramenta de ERP que ofereça uma centralização da informação e faça com que os envolvidos tenham acesso fácil à consultas rotineiras, se pode ter um bom fluxo do processo.
Para conseguirmos entender, imagine que você precisa se equilibrar entre as tarefas de casa, do trabalho e dos seus hobbies. Experimente simplesmente fazer tudo. Em outro dia, apenas anote o que deve fazer em um pedaço de papel. O gráfico de Gantt eleva isso ainda mais. Essa solução nasce com a premissa de equilibrar métricas, como prazo, demandas e o seu tempo devido de execução. Ele é conhecido pela sua viabilidade e pelo quanto é intuitivo.
Outra grande vantagem, como citado acima, é poder acompanhar o processo quantas vezes forem necessárias e forma intuitiva, principalmente quando lidamos com uma ferramenta responsiva que permite as consultas a partir de dispositivos móveis, tendo em vista que nem sempre é possível estar na frente de um computador ou notebook.
Além disso, você pode delegar as tarefas independentemente do número de colaboradores envolvidos no projeto. O gráfico de Gantt permite separar os funcionários por segmento e por etapa do projeto. Ele também possibilita dividir uma tarefa em várias pequenas demandas para fragmentar as atividades. Por fim, o gráfico de Gantt ajuda na definição de prazos. Combinando isso com o acompanhamento mencionado acima, podemos entender que essa solução só agrega valor à empresa.
Como fazer o gráfico
Você pode fazer o gráfico tanto pelo Excel, quanto para o Google Planilhas. Não vamos entrar muito em detalhes para não prolongar. Mas, caso prefira, o UNO ERP também oferece essa possibilidade, de forma mais automatizada e intuitiva de acordo com a sua necessidade, sem que você precise se preocupar com fórmulas ou ter que ficar alterando elementos sempre que for fazer a gestão do gráfico. A tecnologia serve para nos ajudar a não gastar tanto tempo com tarefas mais mecânicas.
Como dito acima, essa solução contribui para o bom funcionamento do acompanhamento de demandas em diversos setores. Principalmente, em setores industriais que precisam acompanhar e modificar pequenos detalhes para refletir no produto final e na qualidade do serviço. Ferramentas como o gráfico de Gantt são imprescindíveis e adicionam muito valor ao calcular as nossas entregas.
Obrigado por estar conosco hoje! Até logo!