Glossário de Vendas e Marketing

Separamos neste glossário 177 termos e siglas que todo profissional que trabalha com Vendas e Marketing deve conhecer.
 

Uma das maiores dificuldades de começar a implantação do Módulo de Atendimento é justamente entender sua estrutura, métricas e, principalmente, entender os termos técnicos envolvidos no processo. Conhecer esses termos não é apenas benéfico, mas necessário para se adequar às boas práticas de gestão de Vendas e Marketing. Conhecendo-os, você terá uma noção sobre as maneiras de planejar, executar e medir.

Para facilitar o seu processo de aprendizado, criamos um glossário com 177 palavras do mundo de Vendas e Marketing com os principais termos utilizados na área. Você pode usá-lo tanto para aprendizado quanto para consultar caso sujam eventuais dúvidas. Boa leitura!

 

A

  1. Adsense Ferramenta do Google para publicidade e monetização em sites, blogs e portais.
  2. Adwords ou Google Ads Ferramenta do Google para criação e leilão de anúncios vinculados aos resultados de busca.
  3. AIDA Sigla concebida no século 19 por Elias St. Elmo Lewis e extremamente atual na automação de vendas, significa ‘Atenção – Interesse – Desejo – Ação’. O termo é um modelo de etapas para a geração de leads.
  4. Alcance Número de usuários que visualizaram uma publicação on-line.
  5. Algoritmo Utilizado para definir qual tipo de conteúdo será entregue aos usuários de mídias sociais ou buscadores (Google). Eles facilitam a automatização por meio de um conjunto de regras capazes de solucionar diferentes questões.
  6. Alternative text ou Alt Text Espaço de texto que se vincula às imagens inseridas em um site para os buscadores.
  7. Amostragem É um termo que se refere a um número representativo de determinada população ou produto, em menor escala.
  8. API Sigla para Application Programming Interface, que é a interface de programação de aplicativos. Com a API é possível integrar e importar dados entre diferentes plataformas, efetuando a conexão de programas de terceiros.
  9. Artigo Consiste na produção de um texto que transmita tanto mais conhecimento, quanto soluções para as dores/problemas do público específico ao tema abordado.
  10. Audiência Chama-se de audiência o conjunto de pessoas que acompanham os conteúdos de uma determinada marca/empresa/negócio.
  11. Automação Tarefas automatizadas. Exemplo: envio de e-mail marketing pré-programados.
  12. Autoresponder Sistema de respostas automáticas que pode ocorrer tanto via e-mail, quanto em chats. Via de regra, ocorre quando um lead visita determinado site e preenche um formulário de contato.
  13. Autoridade Quando um canal de conteúdo obtém destaque e se torna referência em determinados assuntos, engajando uma audiência, se fala que ele é uma autoridade naquele assunto.
 

B

  1. Back End Código capaz de garantir a estrutura de sistemas, softwares, aplicativos, etc.
  2. Backlink É quando um site é referenciado em sites de terceiros por meio de links. Quando um site de autoridade e com reputação elevada indica outro, o citado ganha mais condições de alcançar posições de destaque na busca do Google.
  3. Benchmark Estratégia de análise de concorrências que leva em conta um conjunto de métricas.
  4. Big Data Termo que se refere a quantidade astronômica de dados gerados no âmbito digital. É definido pelos chamados 5Vs: Volume, Variedade, Velocidade, Veracidade e Valor dos dados que são captados.
  5. Black Hat Série de técnicas e de práticas tidas como ilegais e desonestas para ludibriar os algoritmos do Google. Como tais práticas violam as diretrizes de webmaster, o site sofre punições do buscador.
  6. Black List Ao ser marcado como SPAM, determinado endereço de e-mail, IP e domínio sofre perde a confiabilidade. Quando isso ocorre em escala, ele entra na black list e é considerado não confiável.
  7. BoFu – Fundo de Funil São os materiais que vão convencer ou não os usuários a comprar ou consumir determinado produto ou serviço e o porquê de aquela ser a melhor solução.
  8. Bot Abreviação de robot, ferramenta capaz de executar tarefas cotidianas, como obter dados de uma página ou site, relacionar informações, etc.
  9. Bounce Métrica capaz de medir o índice de rejeição no recebimento em e-mails. Indica o número de leads que desistem da execução de uma determinada ação de marketing.
  10. Bounce Rate Métrica de taxa de usuários que acessam determinado site, mas que saem rapidamente, sem explorar o conteúdo. Uma taxa baixa de Bounce Rate sinaliza ao Google que o conteúdo publicado não é de boa qualidade.
  11. Brand Palavra em inglês para nome da marca.
  12. Brand Equity Quando o valor do produto foi agregado com tanto sucesso que a marca se torna sinônimo de um produto. Exemplo: Gillete
  13. Brand Persona A humanização da marca para criar valor e facilitar a comunicação com o cliente, criando uma relação emocional e identificação com a marca.
  14. Branding Gestão de uma marca, ou seja, à percepção do consumidor diante da interação com produtos, serviços e canais de comunicação de um negócio.
  15. Brainstorm Técnica para buscar soluções criativas para problemas ou elaborar ideias coletivamente.
  16. Briefing Série de instruções organizadas de maneira resumida para orientar alguma atividade ou tarefa. No marketing digital também pode aparecer como Pitch.
  17. Buzz Marketing Estratégia de gerar discussão positiva em relação a determinada marca ou produto, similar ao efeito viral, mas com uma duração mais relevante.

 

C

  1. CAC Sigla da métrica ‘Custo de Aquisição de Clientes’. Segue a seguinte fórmula: Investimento em Vendas mais o Investimento em marketing dividido pelo total de clientes no período.
  2. Call to Action ou CTA É uma chamada para ação. É um recurso essencial para ajudar na conversão de campanhas. Indicam qual é o próximo passo a seguir na jornada do lead.
  3. Canonical Tag Quando mais de uma página possui o mesmo conteúdo, o algoritmo dos motores de busca divide a importância das duas, diminuindo as probabilidades de um bom ranqueamento. Porém, usando a canonical tag é possível transferir a autoridade de uma página para outra.
  4. Case Caso de Sucesso, é um relato ou exposição de alguma experiência de sucesso.
  5. Checkout Se refere a página de pagamento da loja virtual
  6. Cliente Externo São os potenciais clientes e os já clientes.
  7. Cliente Interno São as pessoas de dentro da empresa, colaboradores, conselho, fornecedores, parceiros, etc.
  8. CMO Sigla de Chief Marketing Officer, em português ‘Diretor de Marketing’.
  9. CMS Sigla de Content Management System, significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. É uma aplicação web especialmente desenvolvida para facilitar a produção de conteúdos.
  10. Co-Marketing Cooperação entre duas empresas com interesses comuns.
  11. Conversão Métrica para avaliar e mensurar ações bem-sucedidas em relação ao cadastro em formulários.
  12. Cookies Arquivos inseridos no navegador de um usuário sempre que visita um site para armazenar informações e facilitar identificações futuras no mesmo site.
  13. Copywriting Textos produzidos com o objetivo de influenciar e sensibilizar personas específicas.
  14. Core Business Coração de um negócio, sua essência, o núcleo de atuação de uma empresa.
  15. CPA Custo por ação, é o último e mais complexo entre os meios de pagamento de anúncios patrocinados.
  16. CPC Custo por Clique em link, é uma forma de pagar pelo anúncio on-line.
  17. CPM Forma de pagar por anúncios patrocinados, representa o custo por mil impressões.
  18. CRM Sigla de Customer Relationshio Management, que traduzido significa Gerenciamento de Relacionamento com Clientes. Ferramentas de CRM são softwares que otimizam a gestão de relacionamentos com equipes de atendimento aos clientes.
  19. CRO Sigla de Conversion Rate Optimization, que traduzido significa Otimização de Taxa de Conversão.
  20. Cross Selling Vender um produto ou serviço adicional a um cliente existente.
  21. CSS Sigla de Cascading Style Sheets, que é uma linguagem empregada para estilizar páginas (cores, layouts, fontes, etc).
  22. CTR Sigla de Click Through Rate, significa Taxa de Cliques. Métrica que divide o número de cliques pelo número de visualizações (ou impressões).
 

D

  1. Disparador de e-mails Ferramenta que dispara campanhas de e-mail marketing para diferentes contatos de maneira simultânea.
  2. DNS Servidores de internet.
  3. Domínio Endereço registrado de um site. Também conhecido como URL.

 

E

  1. E-book Versão digital de um livro. É um tipo de material considerado rico e relevante.
  2. E-commerce Comércio eletrônico, loja virtual.
  3. Edge Rank É um algoritmo específico do Facebook capaz de definir qual será o alcance das publicações de uma determinada página no feed de notícias dos usuários da rede social.
  4. E-mail Marketing Ferramenta que visa estabelecer um vínculo mais próximo com potenciais clientes, bem como a nutrição dos leads.
  5. Employee Branding Gestão de uma marca empregadora, ou seja, à percepção do mercado de trabalho diante da interação com o RH e comunicações, principalmente as internas, de um negócio.
  6. Endomarketing Confundido as vezes com Marketing interno, ele é realizado em conjunto com o RH. São campanhas desenvolvidas para criar um ambiente em que os colaboradores se sintam motivados a dar o seu melhor e a defender a empresa em que trabalham, serem fãs da marca / advogados da marca.
  7. Engajamento Métrica que reflete as interações entre a audiência e o conteúdo de um site. Representa o envolvimento e relacionamento do público com uma marca na Internet.

 

F

  1. FAQ Sigla de Frequently Asked Questions. É um acervo com respostas com as dúvidas mais frequentes.
  2. Formulário de Conversão Utilizado no marketing digital para estratégia de inbound , oferece um brinde, via de regra é um material rico. Para adquirir o material, o usuário envia em troca seus dados e informações.
  3. Funil de Vendas Metodologia de vendas e marketing, que categoriza os estágios que um lead passa até se tornar um cliente. Se divide em topo de funil (leads), meio de funil (lead qualificado com oportunidade) e fundo de funil (oportunidade em fechamento). Saiba mais aqui!

 

G

  1. Geomarketing Estratégias que utilizem informações sobre a localização do GPS nos smartphones do consumidor para formular as suas campanhas.
  2. Google Analytics Ferramenta do Google para analisar o tráfego do site.
  3. Google Hummingbird, Panda e Penguin Algoritmos do Google que interpreta as indexações de páginas para melhorar os resultados de busca.
  4. Google Trends Ferramenta do Google para analisar as buscas realizadas pelos usuários por palavra-chave.
  5. Google Webmaster Tools Ferramenta do Google para administração de sites e páginas internas.
  6. Growth Hacking Termo criado por Sean Ellis sobre o tipo de marketing voltado a experimentações e experiências.
  7. Guest Post Quando um autor de outro blog para escreve em outro blog, e vice e versa. Normalmente, é feito backlinks nesta ação conjunta.

 

H

  1. Hard Bounce Quando o endereço de e-mail está inativo e já não pode mais receber e-mails.
  2. Hashtag Símbolo # seguido por uma palavra-chave em mídias sociais para buscar conteúdos e para categorização.
  3. Header Cabeçalho de uma página web com informações importantes em seu html.
  4. Header Tags Recursos usados na programação de html que destacam os títulos e subtítulos de uma referida página e/ou texto.
  5. Hiperlink Relaciona páginas através de links que se conectam por assuntos relacionados.
  6. Home Página principal e inicial de um site.
  7. Hospedagem Serviço de armazenamento de um site, software, aplicativo, etc.
  8. Html Sigla para Hypertext Markup Language, que em português fica ‘Linguagem de Marcação de Hipertexto’, nada mais é que uma linguagem para desenvolvimento de Websites.
  9. Http Sigla de Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto.
  10. Https Sigla de Hyper Text Transfer Protocol Secure, que é a mesma coisa que o http, mas com um certificado de segurança.
 

I

  1. Iframe Tipo de documento html inserido dentro de outro documento html para incorporar e agregar em uma página, conteúdos de fontes externas.
  2. Inbound Marketing Conhecido também como Marketing de Atração, são estratégias de marketing digital capazes de despertar a atração do público.
  3. Indexação Processo de “catalogação” de conteúdos existentes nas páginas web pelos motores de busca.
  4. Infográfico Gráficos e ilustrações com dados e informações.
  5. Infoproduto Produtos digitais, como: cursos, -books, aulas em vídeo, dentre outros que são oferecidos on-line.
  6. Internet das Coisas (IoT) Conexão de vários objetos eletrônicos à web. Para marketing é uma forma de obter mais informações sobre o consumidor para campanhas e análise de ações, além de prover novas formas de conexão com ele.
  7. Isca Digital Relacionado ao Inbound Marketing, que “pesca” clientes, normalmente, oferecendo infoprodutos em troca de seus dados e informações.
  8. Indicador-chave Métricas para análise dos resultados obtidos.

 

J

  1. Java Linguagem de programação que é capaz de criar aplicações variadas para dispositivos digitais.
 

K

  1. Keyword Palavra-chave usada em um determinado conteúdo.
  2. KPI Sigla de Key Performance Indicator, que é uma métrica que mensura o desempenho das estratégias adotadas pela empresa.

 

L

  1. Landing Page ou LP Página utilizada como uma isca digital, que reúne dados e informações que a audiência busca e uma Call to Action para conversão.
  2. Lead Potencial cliente.
  3. Lead Qualificado Potencial cliente que já está inclinado a adquirir o que uma empresa comercializa ou oferece.
  4. Lead Scoring Pontuação atribuída a leads para determinar sua importância e qualidade. Basicamente, os pontos são utilizados para ficar mais fácil definir se são ou não qualificados.
  5. Link Building Técnicas capazes de otimizar o posicionamento de uma página/site no Google e demais buscadores.
  6. Link Patrocinado Anúncios exibidos em áreas reservadas no topo das SERP.
  7. Long Tail Traduzindo significa ‘Cauda Longa’, é o número de palavras-chave digitadas quando se realiza uma pesquisa nos buscadores.
  8. LTV Sigla de Lifetime Value, em português ‘Valor Vitalício do Cliente’. É uma média da quantia total que se pode esperar receber dos clientes até que eles deixem de usar o produto ou serviço.

 

 

M

  1. M-Commerce Modalidade de vendas pelo celular ou tablet, seja pelo aplicativo ou site responsivo para smartphones.
  2. Mailing List Agrupamento de dados de potenciais clientes ou já clientes.
  3. Marketing de Atração Também conhecido como Inbound Marketing, são estratégias de marketing digital capazes de despertar a atração do público.
  4. Marketing de Conteúdo Estratégia de marketing que visa criar conteúdo de alta qualidade e relevância em relação a determinado assunto, atraindo potenciais clientes.
  5. Marketing Digital Estratégia que busca de várias formas atrair clientes e gerar negócios para uma empresa ou profissional pela Internet.
  6. Marketing Direto Conjunto de estratégias desenvolvidas para atingir diretamente o público com o qual pretende se relacionar.
  7. Marketing Interno Marketing interno está relacionado as ações voltadas para os colaboradores da empresa visando um melhor serviço (atendimento e entregas) ao cliente externo.
  8. Material Educativo ou Rico Parte de uma estratégia de marketing de conteúdo. Podem ser: ebooks, whitepapers, infográficos, vídeos, entre outros.
  9. Marketing Viral Campanhas que se espalham tão rápido como um vírus e fazem sucesso.
  10. Meta Description Breve descrição de um site ou artigo para ajudar os buscadores encontrarem um site.
  11. Métricas Dados que mensuram resultados das estratégias adotadas.
  12. Métricas de Vaidade Qualquer métrica que não ajuda na tomada de decisão, não estão conectadas com o principal objetivo da campanha de marketing e vendas.
  13. MoFu – Meio de Funil A partir do momento que um “lead” se interessa por determinado assunto, o MoFu tem como objetivo aprofundá-lo no tema, com conteúdo mais abrangente, técnico e relevante, ou que indica o caminho para resolver um certo problema.
  14. MQL Sigla de Marketing Qualified Lead, que siginifica que um lead captado pelo marketing é qualificado.
  15. MRR Sigla de Monthly Recurring Revenue, que significa ‘Receita Recorrente Mensal’ e é o valor que uma marca recebe de um cliente mensalmente (Plano de Serviço).
 

N

  1. Newsletter Ferramenta de comunicação com os clientes e potenciais clientes com mensagens informativas. Pode ser um e-mail marketing ou até mesmo uma revistinha.
  2. Nicho Segmento específico que demonstra interesse sobre determinado mercado/assunto.
  3. NPS Net Promoter Score, uma metodologia que mede o o grau de satisfação dos clientes com um negócio.
  4. Nutrição Envio de conteúdos (geralmente através de estratégias de automação de marketing) aos leads com o objetivo de fazê-los passar para as próximas etapas do funil de vendas.
  5. No follow Parâmetro utilizado no arquivo robot para indicar aos motores de busca que não rastreiem certos links.

 

O

  1. Oportunidade Quando existe uma oportunidade de realizar negócio com um novo cliente ou um lead.
  2. Opt-in Quando um cliente aceita ou solicita receber seus e-mails marketing.
  3. Opt-out Quando um cliente recusa ou solicita parar de receber seus e-mails marketing.
  4. Otimização É a busca pela excelência no que se refere a aumentar visitas, gerar lead e vendas, obter inscrições, etc.
  5. Outbound Marketing Estratégia que a empresa é quem vai atrás do cliente.

 

P

  1. Pagamento Social Alguma oferta especial (ebook, desconto, etc.) a usuários que fizerem uma postagem em rede social para ajudar a promover uma marca ou conteúdo.
  2. Page Rank Nota em relação ao tamanho da importância que um site tem para os buscadores, variando de 0 a 10.
  3. Page View Quantidade de vezes que uma página foi visitada.
  4. Página de Aterrisagem Página da internet que o lead ou cliente é direcionado após preenchimento de um formulário ou clique em anúncio.
  5. Página de Captura Página com Formulário para capturar e-mails e formar um mailing list.
  6. Página de Destino Página da internet que o lead ou cliente é direcionado após preenchimento de um formulário ou clique em botão.
  7. Palavra-Chave Tema principal abordado em uma página na internet.
  8. Pay-per-click (PPC) Método de cobrança de anúncios on-line, que consiste em cobrar o anunciante a cada clique dado pelas pessoas que foram impactadas pelo anúncio.
  9. Persona Representação do cliente ideal. Leva-se em conta fatores como objetivos, motivações, comportamento, dados demográficos, entre outros.
  10. Picht Também conhecido como briefing em marketing ou como requisito em TI. Série de instruções organizadas de maneira resumida para orientar alguma atividade ou tarefa.
  11. Plugin Recursos extras de um site, software, aplicativo, etc.
  12. Post Publicações em plataformas digitais, redes sociais, blogs, etc.
  13. Press Realese Conteúdo ou material desenvolvido pela assessoria de imprensa (jornalista) e distribuído à imprensa.
  14. Prospect É o mesmo que lead qualificado.
  15. Prova Social Depoimentos verídicos de clientes em relação aos serviços e produtos de determinada marca.

 

Q

  1. Quality Score Métrica de qualidade das plataformas de anúncios on-line.

 

R

  1. Remarketing Ação de marketing para reimpactar com anúncios pagos uma pessoa que já demonstrou interesse em um produto ou serviço da sua empresa, mas não fechou negócio.
  2. Robot Pode ser o mesmo que um ‘bot’, ou um arquivo em .txt necessário para os robôs dos buscadores saberem em quais pastas podem entrar no seu servidor.
  3. ROI Sigla de Return on Investiment, em português ‘Retorno sobre o investimento’. É uma métrica capaz de avaliar o valor obtido pela empresa em comparação ao que ela investiu.

 

S

  1. Segmentação de Leads e Clientes Separação de leads e/ou clientes guiada por uma série de critérios.
  2. SEM Sigla de Search Engine Marketing, é a junção do SEO com links patrocinados.
  3. SEO Sigla de Search Engine Optimization, em português ‘Otimização nos Sites de Pesquisa’. É o conjunto de estratégias para otimização de sites e blogs ficarem em primeiro lugar nos resultados de busca.
  4. SERP Sigla de Search Engine Results Page, em português ‘Página de Resultados no Site de Pesquisa’. São as páginas exibidas após a busca na internet.
  5. Sitemap Arquivo que mapeia todas às páginas e URLs de navegação de um website.
  6. SLA Sigla de Service Level Agreement. Clique que no link ao lado para saber mais.
  7. Smarketing União entre as equipes de vendas e marketing de uma empresa para conseguir melhores resultados.
  8. SMP Sigla de Social Media Policy são as políticas de mídias sociais. Documento que definide as diretrizes de comportamento dos colaboradores nas redes sociais.
  9. Soft Bounce Ocorre quando o usuário não recebe o e-mail devido a fatores como servidor fora do ar ou falta de espaço em sua caixa de entrada.
  10. Sucesso do Cliente Conceito de uma cultura organizacional que considera que o comprador alcança os resultados esperados por meio de interações contínuas com o fornecedor. Algumas empresas criaram um setor específico para cuidar desta cultura. Diz respeito à experiência do cliente durante o consumo do produto ou serviço.
  11. Suspect É o mesmo que Lead.

T

  1. Tag Etiquetas com o intuito de organizar as informações.
  2. Taxa de Rejeição É o mesmo que Bounce Rate.
  3. Teste A/B Tipo de teste que avalia qual ação trará resultados assertivos, comparando 2 fontes.
  4. ToFu – Topo de Funil São as ações, campanhas ou materiais de divulgação para fazer um lead entrar no Funil de Venda. Para trazer a 1ª conversão.
  5. Trade Marketing Ocorre quando o usuário não recebe o e-mail devido a fatores como servidor fora do ar ou falta de espaço em sua caixa de entrada.
  6. Tráfego Volume de visitas/acessos, que um website recebe.
  7. Tráfego Pago Volume de visitas feitas ao site oriundas de anúncios pagos.
  8. Tráfego Orgânico Fluxo de visitantes que chegaram até o site sem a necessidade de pagar pela divulgação.

 

U

  1. Upselling Estratégia de vendas que oferece ao comprador um produto ou serviço melhor do que ele já comprou. Faz um up-grade.
  2. URL Sigla de Uniform Resource Locator, em português ‘Localizador Uniforme de Recursos’, que é o endereço registrado de um site. Também conhecido como domínio.
  3. UX Sigla de User Experience, em português Experiência do Usuário’. É uma das vertentes do Design que engloba toda a usabilidade do usuário.
  4. UI Sigla de User Interface, em português ‘Interface do Usuário’, representa tudo aquilo que o usuário visualiza na página, não sendo diretamente conectado com a experiência em si. Também surgiu a partir de uma vertente do design.
  5. Visualização da Página O mesmo que Page View, nada mais é do que uma métrica que contabiliza quantas vezes determinada página/conteúdo foi visualizada/acessada.

V

  1. Visitante Único É o usuário identificado por meio de cookies. Assim, é possível saber exatamente quantas pessoas visitaram uma página e não quantas vezes o site foi visitado como número absoluto.

 

W

  1. Webinar Conferência on-line transmitida ao vivo ou não.
  2. Web Analytics Sistema capaz de efetuar relatórios de dados de interação e navegação, com o intuito de compreender o comportamento do usuário.
  3. White Hat O oposto de black hat, são as técnicas de Marketing Digital que respeitam as condutas éticas definidas pelos buscadores.
  4. Whitepaper É um documento (material rico) que ataca um problema de maneira concisa, servindo como uma espécie de guia para superar alguma dificuldade ou desafio.
  5. Wireframe “Boneco” ou “esqueleto” de um website em construção.

 

Z

  1. ZMOT Sigla de Zero Moment of Truth, em português ‘Momento Zero da Verdade’. O Goolge chama de momento da tomada de decisão on-line de ZMOT.