Confira neste artigo as previsões do COPOM, que são um resultado positivo às inovações logísticas no Brasil.
No último dia 30 de outubro o COPOM – Comitê de Política Monetária disponibilizou a ata da ultima reunião ocorrida nos dias 29 e 30 de outubro onde sua maior repercussão foi a baixa da taxa básica de juros (SELIC) para 4,5% a.a.
Além dessa informação, podemos extrair muitos dados econômicos que podem ajudar na tomada de decisões e elaborações dos planos estratégicos para 2020 e 2021.
Lembrando que a maioria das empresas investe bom tempo do 4º trimestre na elaboração desses planos.
A ata abre-se com um dado muito animador para a nossa economia:
“Indicadores de atividade econômica divulgados desde a reunião anterior do Copom reforçam a continuidade do processo de recuperação da economia brasileira. O cenário do Copom supõe que essa recuperação ocorrerá em ritmo gradual.”
E encerra com a previsão de baixa em mais 0,5% a.a. na próxima reunião, que tem data revista para ocorrer entre hoje e amanhã (11 de Dezembro de 2019).
A ata está disponível na íntegra em aqui. Leitura essa que é altamente recomendável para que possa analisar os dados que mais podem impactar seus negócios!
Aproveitando esse cenário otimista e favorável para os próximos 2 anos, alguns segmentos de nossa economia começam a apresentar novidades, e um dos segmentos com mais destaque é a Logística para atender os mercados externos e internos.
Modal Ferroviário
O grande destaque logístico de 2019 aconteceu no mês de Junho com o início da operação de transporte de container empilhado por ferrovia (Double Stack), nessa modalidade cada vagão pode levar dois containers de 40 pés um sobre o outro dobrando a capacidade de transporte por vagão.
Essa modalidade é usada nos Estados Unidos desde a década de 70 e devido as restrições de gabarito nas ferrovias brasileiras somente agora foi viabilizada.
Após muitas obras de adequações de pontes, viadutos e até mesmo de rebaixamento da linha férrea foi possível iniciar as operações.
Atualmente, essa composição realiza o trecho de Sumaré – SP para Rondonópolis – MT percorrendo uma distância de 1.400 km com 80 vagões por composição. Ou seja, 160 contêineres em um mesmo trem.
Podemos pensar em muitos benefícios ambientais e logísticos nessa operação, mas com certeza o maior é o barateamento do frete ajudando na competitividade dos produtos transportados pelo modal ferroviário.
Com o inicio das operações da Ferrovia Norte Sul do trecho, que começará em Estrela D´Oeste – SP interligando o trecho já em operação no norte, os ganhos serão maiores, pois a região Centro Oeste e Norte serão atendidas de forma eficiente por esse modal e sendo beneficiado por suas vantagens.
Será possível o transporte de containers do centro Oeste ao porto de Santos ou a portos da região Norte ou até mesmo a cabotagem (transporte de um porto diretamente a outro) de containers via ferrovia com um frete mais barato.
O transporte de containers não ocorre somente para fins de mercadoria exportadas ou importadas, mesmo para transporte interno é muito vantajosa a adoção de container para o uso de intermodalidade de transportes.
No Brasil utiliza-se somente containers de 20 e 40 pés, mas nos Estados Unidos é muito comum o uso de containers de 45,48 e 53 pés para transportes de cargas dentro do território norte americano por ferrovias ou estradas.
Modal Aéreo
O modal aéreo para transporte de cargas também tem apresentado mais demanda devido sua agilidade para transporte de cargas menores e mesmo as compras realizas via e-commerce.
O aeroporto de Viracopos em Campinas – SP que possui vocação para transporte de cargas tem recebido visitas mais frequentes dos aviões AN-124 da companhia Russa Volga-Dnepr, que opera com aviões Antonov de grande porte para transporte de cargas especiais que não conseguem ser transportadas em aviões cargueiros convencionais.
Somente no mês de Novembro duas novas companhias começam também a operar com voos para Viracopos, a primeira a iniciar as operações será a maior companhia aérea africana a Ethiopian Cargo com voos de Lagos na Nigéria – Campinas – Santiago (Chile) realizando novo pouso em Campinas no retorno a Nigéria.
Já a empresa Qatar Airways Cargo irá ter uma operação mais robusta com partindo de Doha – Luxembrugo – Campinas – Santiago. São novas opções para atender negócios que e operam com mercados externos e exigem mais agilidade na entrega do que o transporte marítimo.
As empresas que estiverem em fase de planejamento considerem cotar novos modais para transporte de seus produtos, isso irá com certeza ampliar a competitividade e gerar satisfação aos clientes.