Inteligência Artificial: o futuro, hoje

Utilizar a Inteligência Artificial nos negócios está se tornando uma prática cada vez mais comum no mercado. Ainda que pareça um assunto do futuro, é algo que está acontecendo agora, e de uma forma extremamente acelerada. 

Muito ao contrário do que pensamos, o uso da IA dentro das empresas não elimina a mão de obra humana, e sim aumenta! Parece um paradoxo, mas na realidade, para manter uma IA, precisa de um batalhão de pessoas. A Inteligência Artificial, portanto, gera empregos e otimiza o funcionamento da sua empresa. 

 

A Inteligência Artificial nas empresas

O uso da IA nas empresas são inúmeros. Vão desde pegar dados para impostos até conversar com clientes em chats online. Há vários tipos de IA, e vamos apresentar alguns para você. 

  • Gestão financeira

A IA faz relatórios completos da situação financeira da empresa,  por meio de análises de padrões, e até dicas de como fazer uma gestão financeira eficaz. 

  • Monitoramento 

Com uma alimentação de dados correta dentro da plataforma da Inteligência Artificial, você consegue fazer com que ela monitore diferentes etapas para você. A IA pode monitorar resultados ou dados, e avisá-lo quando atingir determinado número ou fase, permitindo que você consiga fazer uma tomada de decisão mais ágil e eficiente.

  • Atividades repetitivas

Com a IA é possível diminuir o tempo que se leva para fazer atividades repetidas, minimizando o erro e conseguir fornecer um relatório mais preciso e elaborado ao final do trabalho. 

  • Operações financeiras

A IA serve para proteger dados bancários, evitar vazamento de informações e evadir golpes. Realizando um monitoramento de ameaças, ela também pode encontrar soluções para problemas de alta complexidade. 

  • Atendimento ao cliente

Essas são as IAs mais conhecidas. Quando entramos em um site, e abre uma janela com alguém conversando conosco, é uma Inteligência Artificial. Chamadas de chatbots, elas prestam atendimento ao cliente e tiram dúvidas mais imediatas, servindo como um primeiro contato com a empresa. Elas sanam dúvidas primárias de forma muito rápida. 

 

As Inteligências Artificiais não só são o futuro, como são o presente também. Você já possui alguma delas na sua empresa? Pensa em ter? Comente aqui com a gente!