Investir no Sistema ERP gera um retorno positivo?

É muito comum que as empresas hoje em dia utilizem métricas pré-estabelecidas por sistemas como métodos de avaliações de sucesso e crescimento interno comparado ao mercado financeiro. 

Esses dados, é claro, são adquiridos, de forma rápida e eficiente, através de softwares experientes e desenvolvidos para esse tipo de tarefa, como por exemplo os Sistemas ERP. Além de trazer uma infinidade de dados importantíssimos para o bem estar dos colaboradores e da própria empresa, os Sistemas ERP ajudam na otimização de todo e qualquer etapa de trabalho dentro do seu negócio, reduzindo tempo de trabalho e melhorando resultados.

 

Para você que ainda está em dúvida se seu sistema ERP é o melhor para sua empresa, ou se você está utilizando os dados corretamente, é possível calcular o ROI (Return On Investment) do seu sistema. Assim, você tem uma noção geral do retorno que ele te dá, e o quanto seria o ideal para você investir. 

 

Calculando o ROI do Sistema ERP

 

O cálculo do ROI é feito através de uma fórmula pré-estabelecida, que envolve, basicamente, apenas o lucro e o investimento. Vamos explicar a seguir. 

 

  • Valor do Investimento

 

Primeiramente, no entanto, é necessário que você identifique o valor do investimento feito no Sistema ERP. Dentro desse investimento precisa contar o valor da licença do software, e somar com o valor da implementação do Sistema ERP. O número adquirido será igual ao valor total do investimento feito. É claro que, caso você tenha tido mais algum custo adicional de qualquer tipo, somar também nesta parte. 

 

  • Economia com a Automatização (lucro)

 

Agora, é necessário uma avaliação interna da empresa para entender e averiguar quais áreas, após a implementação do software, sofreram troca ou substituição de profissionais pela tecnologia, redução de processos de estoque, etc. Esse é um processo um pouco mais demorado, e que você pode contar com a ajuda de mais colaboradores. 

Assim que você encontrar um número que seja o equivalente à economia que o Sistema ERP trouxe para sua empresa no momento em que tudo estiver completamente automatizado e funcionando com a maior agilidade possível, você poderá adicioná-lo na fórmula previamente mencionada para calcular o ROI do seu Sistema. 

 

  • Aplicação da Fórmula

 

A fórmula do ROI é bem simples! É a seguinte:

 Fórmula do ROI =  [(lucro – investimento) / investimento] x 100

Já temos identificados o lucro, a partir da economia que você terá ao instalar o Sistema ERP, e temos também o valor total investido. Agora é só substituir os valores e você terá o resultado! 

 

Um Sistema ERP é essencial na sua empresa, e isso é um fato. Uma empresa sem um sistema ERP não funciona de modo apropriado, e se perde entre métricas, não dando nem metade de seu potencial. O importante aqui é que você, como empresário, entenda a importância desses sistemas e que saiba qual é o melhor, e quanto investir em cada um, para que o impulso seja certeiro para o seu negócio.