Melhore o desempenho fabril com Roteiro de Produção

Marcio Sanson
25/06/2018
Entenda a relação do Roteiro de Produção  com o PCP – Planejamento e Controle da Produção para melhorar seus processos fabris.

 

Garantir que sua empresa tenha qualidade e produtividade para obter bons resultados está ligado diretamente ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.

Isso está diretamente ligado ao PCP – Planejamento e Controle da Produção, que tornará possível identificar e atuar nos desvios ou falhas na produção em tempo hábil para atingir as metas estratégicas, melhorar o produto e diminui seus custos operacionais.

Por sua vez, o Roteiro de Produção está diretamente ligado ao PCP, pois é ele que irá mostrar como o produto será montado e como as peças serão fabricadas.

O Roteiro de Produção determina métodos de produção e montagem, que fará as operações, onde elas serão feitas e os tempos unitários de fabricação do produto para cada uma das operações, considerando inclusive o tempo de preparação e de operação das máquinas.

Com o Roteiro de Produção as decisões do PCP são baseadas em: fabricar ou comprar, quem executará, sequencia das atividades, qual máquina utilizar, qual o tamanho e forma, etc.

Contudo, para isso, é preciso dar tempo ao responsável pelo planejamento e isso é possível com automatização do processo de produção, que é realizado praticamente por um Sistema de Gestão com MRP, que também vai ajudar a evitar desperdícios, proporcionar maior produtividade à empresa e melhor qualidade dos produtos.

No nosso software de gestão, por exemplo, o Roteiro de Produção permite você registrar a ficha técnica dos produtos para melhorar o desempenho fabril e controlar os custos de produção da empresa.

Quando cadastrar um roteiro de produção é possível identificar o tempo da operação para futuras produções, devido a  automatização dos apontamentos de consumo.

 

Com o Roteiro de Produção do UNO ERP existe garantia no ganho de tempo da equipe e evita retrabalhos, pois os técnicos responsáveis só terão de fazer a manutenção e consultar os roteiros. Desta forma, sua equipe fica focada no seu negócio!

Isso garante mais rentabilidade, pois elimina custos desnecessários com compras, evita perdas de materiais, matem um padrão de qualidade e reduz vendas com margens negativas, pois com o Roteiro de Produção pronto é possível fazer uma simulação da produção com mais segurança nos processos da engenharia.

Se você é cliente e quer saber mais sobre Roteiro de Produção no UNO ERP acesse o Manual.

MANUAL DO UNO ERP