NFSe: GESTÃO DE RECEBIMENTO

Todos sabem que, não importa qual for a linha do seu negócio, apresentar notas fiscais de serviço ao governo é uma obrigatoriedade. Claro que atrasar o pagamento de impostos, por exemplo, acarretará em multas, e isso afetará, com toda a certeza, no desempenho da sua empresa. Porém, vamos começar do início:

 

O QUE É UMA NOTA FISCAL ELETRÔNICA?

 

Uma Nota Fiscal Eletrônica (NFSe) é um documento exigido por lei, gerado, enviado e armazenado de forma eletrônica, seja pelo governo ou por alguma outra instituição. Ela serve para documentar a prestação de um serviço, ou seja, é uma prova de que um serviço foi prestado. Por isso são necessários uma série de dados tanto do prestador quanto do contratante. 

 

Por ser um documento reconhecido pelo governo brasileiro, em qualquer lugar do Brasil você pode requisitar uma NFSe e cobrar por trabalhos não prestados corretamente através deste documento também. 

 

DESAFIOS DO RECEBIMENTO DE NFSe

Como a emissão das Notas Fiscais não são centralizadas e cada prefeitura faz a sua, o recebimento delas pode ser bem caótico. Geralmente sempre resulta em um milhão de emails desorganizados, atraso no pagamento de fornecedores, documentos perdidos, pedir uma segunda via por causa de notas extraviadas, recebimento de multas e mais. 

 

Por isso, é muito importante que você seja organizado desde o início. Tenha um email apenas para Notas Fiscais, ou crie uma planilha por fornecedor organizando tudo. Assim, você otimiza seu tempo e sua empresa não se perde em emails desnecessários.