Conheça neste post quatro fatores que os gestores devem considerar sobre o desempenho da equipe de vendas versus as metas.
A empresa precisa melhorar sua rentabilidade e não existe fórmula de sucesso, ou você reajusta seus valores ou vende mais, mantendo suas despesas operacionais.
Contudo, você já pensou que o problema pode estar no desempenho da sua equipe de vendas? Esse questionamento é que as pequenas e médias empresas precisam se fazer, tornar essa satisfação em um desafio para os gestores comerciais.
Os gestores de vendas devem considerar 4 fatores:
1. Capacitação da Equipe de Vendas
Capacitar a equipe com cursos sobre metodologias de vendas, técnicas de vendas, dar coaching e prepara-las para os processos de vendas da sua empresa, faz com que sua equipe valorize os seus produtos/serviços e não venda a qualquer custo.
A chave do sucesso de vendas é em descobrir a necessidade do cliente e como você pode suprir / solucionar. Para tanto, é preciso ter uma equipe capacitada para ter essa acuidade e conhecer bem o que tem a oferecer.
2. Treinamentos de Recursos de Vendas
Treinamento ou reciclagem sobre uso de um software de e-mail, CRM e/ou ERP, sua equipe vendas e gestores precisam estar preparados tecnicamente para operar e explorar ao máximo as ferramentas de trabalho que sua empresa proporciona, principalmente, para poder dimensionar o desempenho da equipe em relatórios gerenciais.
Ou seja, sua empresa precisa oferecer ferramentas/recursos adequados para que sua equipe de vendas (capacitada e treinada) possa satisfazer as necessidades de receitas do seu negócio.
3. Pipeline
Sem um funil de vendas desenhado para saber qual é o ciclo da venda do seu negócio e dimensionar a velocidade dos fechamentos seu desempenho será medíocre.
Para fazer a gestão do funil, será necessário um CRM que proporcionará dados para você acompanhar e cobrar os resultados da equipe, visando sempre impulsionar a geração de leads e os fechamentos.
4. Relatórios
Afinal, “contra fatos não há argumentos” e sua equipe não terá mais tanta desculpa para não atingir as metas, quando registrado corretamente os números e informações dos relacionamentos com os clientes e de pedidos.
Os relatórios servem para medir o desempenho e ajudá-lo a responder a nossa pergunta inicial “O desempenho da equipe comercial satisfaz as necessidades do negócio?”.