O que avaliar nos Softwares de Gestão?

Confira neste post 7 critérios que você deve avaliar nos Softwares de Gestão antes de tomar a decisão de troca ou compra.

 

Cito aqui alguns dos critérios que deveriam ser considerados quanto a escolha e avaliação dentre os Softwares de Gestão:

 

Fornecedores de Softwares de Gestão

  • Metodologia de implantação eficaz que permita a qualidade da implantação e a aderência do sistema aos processos internos.
  • Maturidade da equipe de implantação dos Softwares de Gestão quanto aos processos a serem atendidos pelo sistema.
  • Qualidade da documentação online e offline para ajudar a agilizar o processo no caso de dúvidas e recuperação de erros.
  • Suporte aos usuários para esclarecimento de dúvidas, solução de problemas operacionais, correção de programas.
  • Atualização constante dos Softwares de Gestão para acompanhar o crescimento da empresa, inclusão de novas facilidades operacionais, atualizar as mudanças na legislação e acompanhara a evolução do sistema operacional, hardware, banco de dados, etc.
  • As empresas que já tiveram a experiência saudável de implantar um sistema dão importância por um fornecedor confiável, estável com boa estrutura financeira e técnica, pois terão que trabalhar juntos por muito tempo.
 


Qualidade do suporte operacional

Eficiência e desempenho da equipe de suporte de forma que estejam representados em compromissos de prazos para a solução de problemas.

 

Integração de Funcionalidades dos Softwares de Gestão

Os processos operacionais devem estar integrados, de maneira que não haja transcrições de informações entre os processos,  e que haja uma segmentação dos processos a nível de acompanhamento de toda operação.

 

Ergonomia

Menus de navegação amigáveis,  que facilitem a operação dos Softwares de Gestão. São também muito importantes, a visualização dos dados, exportação de dados, geração de relatórios, agendas e mensagens de alertas.

 

Facilidades de parametrização dos Softwares de Gestão

  • Flexibilidades de parametrização, de maneira a torná-lo ajustável as nomenclaturas internas já definidas, sem a necessidade de grandes desenvolvimentos  de novas  funcionalidades.
  • As parametrizações devem também atender a evolução do negócio, ficando um mínimo de novas funcionalidades a serem desenvolvidas.

 

Segurança dos Softwares de Gestão

Segmentação do acesso aos dados, por critérios de acesso por perfis de usuários, com a gravação de log do sistema identificando o usuário, data, hora e operação; restrição de acesso por grupo de usuários e por usuário; backups e recuperação de dados; recuperação de dados históricos, etc.

 

Integração com outros Softwares de Gestão

Caso a empresa possua um sistema de loja virtual ou e-commerce, sistema de força de vendas para coleta de pedidos ou outros sistemas (contabilidade/Folha de pagamento, etc…) o sistema deve prever a condição de trocar informações com estes ou outros sistemas departamentais.