O que é Análise Competitiva?

A análise competitiva se baseia em uma análise externa de mercado, ao invés de analisar o próprio negócio. Isso porque a atenção vai se voltar para a avaliação e mapeamento dos concorrentes da sua empresa. 

 

Isso significa que há um acompanhamento dos concorrentes diretos e indiretos, das suas práticas, produtos e serviços, avaliando também as estratégias de vendas, comunicação e preços. Tudo isso para que você consiga guiar seu negócio em uma melhor direção, enquanto aprende através dos erros das outras empresas.  

 

Quando investir em uma análise competitiva?

 

A análise competitiva é sempre essencial quando aparece a necessidade de entender onde seu negócio precisa atuar, e quais são os pontos fortes e fracos do mercado onde ela precisa se inserir. 

 

Algum dos usos mais comuns dessa análise são para: 

  • Conseguir prever mudanças e tendências do setor;
  • Descobrir novas oportunidades de negócio;
  • Encontrar novos concorrentes;
  • Traçar um panorama do mercado;
  • Montar estratégias e se adaptar à mudanças;
  • Achar atalhos e se basear nos acertos e erros das outras empresas;
  • Reconhecer quais são os fatores externos e como afetam o seu negócio.

Como fazer uma análise competitiva

 

Concorrentes

 

O primeiro passo, e o mais importante, é saber quem são os seus concorrentes de mercado. Através deles, é possível fazer um mapeamento correto da mesma fatia de vendas. 

 É necessário lembrar também que existem dois tipos de concorrentes, o direto e o indireto. Os concorrentes diretos são aqueles cujos negócios oferecem produtos e serviços parecidos com os da sua empresa, na mesma localidade. 

Já os indiretos são aqueles que atuam na mesma área que você, mas não apresentam um risco direto, seja por não oferecerem exatamente os mesmo produtos, ou por não atuarem na mesma localidade, etc.

 

Pontos fortes e fracos

 

Faça a análise mais completa que você conseguir do seu negócio. Dos produtos, serviço, entrega, preços, comunicação, modelo de negócio, tudo. Saiba o que sua empresa tem de mais forte, e os pontos onde precisa melhorar. 

Isso ajuda você a ter um panorama geral do que melhorar e do que fortalecer dentro do seu negócio, aprendendo também o que está em falta no mercado. 

 

Organize as informações e os insights

 

É muito fácil se perder com a quantidade de informações adquiridas. Por isso, é super aconselhado que você organize muito bem tudo aquilo que for notando da concorrência. 

Conforme você for chegando às conclusões, notando pontos importantes, percebendo áreas fortes e fracas, registre tudo onde for de fácil acesso para você. Em uma planilha, um documento no word, em um caderno… Em um lugar que você possa revisitar, editar e consultar facilmente. 

 

Para fazer uma boa análise competitiva, não basta apenas olhar para o seu competidor. É necessário fazer uma leitura crítica do seu próprio negócio, notando suas falhas e acertos. É dessa forma que você irá aproveitar ao máximo sua análise.