O que é API?

Veja neste post porque a sua empresa deve ter API se você quer ela sobreviva e não ‘morra’ no futuro próximo. Mas afinal, o que é API?
 

Direto ao ponto, o que é API?

API – Application Programming Interface, traduzindo Interface de Programação de Aplicações.

Utilizada para integrar um software com sistemas de terceiros, a API é “invisível” ao usuário comum e conecta aplicações, podendo ser utilizada para os mais diversos processos e variados tipos de negócios, por empresas de segmentos de mercado ou porte diferentes.

Muito utilizada por empresas desenvolvedoras de softwares, como a UNO, que deseja ter o seu sistema integrado com aplicações de outras empresas, para que os seus usuários acessem as informações de ambos os sistemas em só lugar.

As APIs proporcionam a integração entre aplicações, que possuem linguagem totalmente distintas de maneira ágil e segura, sem a necessidade do programador/desenvolvedor instalar recursos compatíveis entre os sistemas integrados, o que levaria mais horas de trabalho.

Isso ocorre porque o desenvolvedor conecta os sistemas por meio dos padrões e especificações disponibilizados pelas APIs, utilizando protocolos abertos da web. Um exemplo é o Google Maps e Calendar, que utilizamos nos Módulos de Atendimento e Ocorrências do UNO ERP e no UNO Mobile (aplicativo do ERP).

5 Vantagens da API

  1. Segurança dos dados, pois a API cria um tipo de “portão”, na qual apenas um conjunto específico de informações estará disponível. Outra possibilidade é o controle de acessos (Quem, quando, onde e o que consultou). Exemplo: seu sistema ERP e sua plataforma de e-commerce
  2. Performance, já que você terá restringido a manipulação de dados. Exemplo: e-commerce e mídias sociais
  3. Monetização através da cobrança por acesso à informação. Exemplo: Netflix e Spotify
  4. Velocidade, pois como explicamos, proporciona agilidade no desenvolvimento para a integração.
  5. Minimiza erros humanos entre as operações, já que a API executa tarefas sem a necessidade da intervenção humana.
 

Tipos de APIS

Públicas

A mais comum é a API Pública, pois é muito utilizada em mídias sociais para compartilhar conteúdos em outras aplicações como o Whatsapp. São totalmente gratuitas na internet, exigindo apenas que os usuários estejam logados para acessar os dados.

Privadas

A API Privada disponibiliza somente dados específicos para serem integrados com outra plataforma. É aqui que empresas monetizam acessos as suas aplicações por parte de terceiros.

 

Impacto da API em nossas vidas e empresas

Falamos de Netflix, Spotify, Whatsapp, Mídias Sociais (Facebook, LinkedIn, Twiter, etc) e como eles utilizam a API o tempo todo conosco… Você conhece essas empresas?  Utiliza?

Essas empresas e tantas outras hoje utilizam API e estão crescendo muito por conta desses planos de Transformação Digital em seus processos. Seja agilizando as contratações dos clientes de seus produtos e serviços, ou nas rotinas de colaboradores com uma qualidade incomparavelmente superior de performance.

Com os avanços tecnológicos e o acesso de bilhões de pessoas a essas tecnologias, as empresas estão considerando e convergindo digitalmente com sistemas em nuvem, cada vez mais completos e integrados, pois eles aproximam os processos internos aos clientes.

Desta forma, APIs se tornam vitais, uma vez que são capazes de revolucionar a experiência de usuários e clientes com os serviços e canais que a empresa disponibiliza.