BSC – Balanced Scorecard: aprenda essa metodologia de medição e gestão de desempenho utilizada nas estratégias da UNO e veja dicas para implantar na sua empresa.
Há cerca de 5 anos a UNO passou por uma consultoria e estruturou sua gestão estratégica, tática e operacional baseada no BSC – Balanced Scorecard.
Porém, percebemos no dia a dia que muitos profissionais ao ingressarem no nosso time e clientes UNO desconhecem essa metodologia, que é considerada uma das melhores práticas para gestão do mundo, principalmente, para empresas de pequeno e médio porte.
Por isso, decidimos trazer o conceito e dicas de como implantar na sua empresa e começar a gerir seu negócio e não só toca-lo…
Níveis e Papéis nas Organizações
Para falarmos de BSC, precisamos entender os três níveis e papéis nas empresas, representada pela pirâmide de Anthony:
Nível Estratégico
No Planejamento Estratégico, topo da pirâmide, vemos os empresários. Cheios de incertezas, mas que devem definir o que é o negócio, dar um propósito para ele, analisando dados, ambiente interno e externo… Visão estratégica de longo prazo.
Porém, é o nível que menos tem acesso as informações em muitos casos. Tanto é verdade, que muitos diretores precisam e cobram relatórios, dashboads, KPIS, etc para poderem tomar decisões e dar direcionamentos.
Nível Tático
No Plano Tático, no meio, são as pessoas que devem pensar sempre “como fazer melhor” e já possuem um pouco mais de informações.
São os gestores de departamentos que precisam definir o como. Ou seja, como a empresa atingirá o propósito, metas e objetivos dela em médio prazo, analisando ambiente interno e externo.
Nível Operacional
Na base da pirâmide está o Operacional, que possui um grande volume de informações e é responsável pela implementação do plano tático. Trabalham com curtos prazos e analisam apenas o ambiente interno.
Exemplificando os níveis
Estratégico
- Diretoria define um objetivo corporativo: ser líder em rentabilidade com 20% de market share em 3 anos.
- Possível estratégia: inovar em produtos e serviços.
Tático
- Gestor de Marketing define um objetivo funcional: aumentar o market share de 11% para 20% com 23% de margem bruta em 3 anos.
- Possível estratégia: lançar produtos e serviços de maior valor agregado.
Operacional
- O vendedor tem um objetivo de vendas: aumentar seus fechamentos em U$ 300 milhões / ano.
- Possível estratégia: aumentar esforço de relacionamento com a rede varejista.
8 competências do gestor
Antes de entrarmos no tema principal deste post, vale mostrar 8 competências que todo empresário deve ter geradas pelo ambiente e por iniciativas estratégicas para você se avaliar, segundo consultores e professores da FGV. São elas:
Ambiente:
- Atuação global
- Ênfase em alianças
- Sustentabilidade
Estratégico:
- Proatividade e foco participativo
- Incentivo à criatividade
- Organização em UEN – Unidade Estratégica de Negócio
- Aprendizagem contínua
- Controle pelo BSC
O que é BSC?
Segundo os criadores da metodologia – Robert Kaplan e David Norton em 1997, o BSC – Balanced Scorecard é uma ferramenta que traduz a missão e a estratégia das empresas, num conjunto abrangente de medidas de desempenho, que serve de base para o sistema de medição e gestão estratégica a curto, médio e longo prazos.
O Balanced Scorecard deve ser utilizado como um sistema de comunicação, informação e aprendizado, não apenas, como um sistema de controle. Tanto que, anualmente aqui na UNO, nosso CEO apresenta nosso BSC para todo o time ficar alinhado.
O BSC inicia com um Mapa Estratégico, que é uma representação visual das medidas de desempenho organizacional sob 4 perspectivas equilibradas em Termos Operacionais:
- Perspectiva Financeira
- Perspectiva do Cliente
- Perspectiva dos Processos Internos
- Perspectiva do Aprendizado e Crescimento.
Em todas as perspectivas você deve escrever:
- Objetivos
- Indicadores
- Metas
- Iniciativas
Disponibilizamos um template para você criar o seu Mapa Estratégico. Faça o download aqui!
Perspectiva Financeira
Para obter sucesso financeiro, como a empresa deve ser vista pelos sócios / acionistas?
Exemplos de painéis de indicadores BSC para as Finanças:
- Ebitda / ROCE
- EVA
- Receita líquida de serviços
Perspectiva dos Clientes
Para alcançar a visão, como a empresa deve ser vista pelos clientes?
Exemplos de painéis de indicadores BSC:
- NPS – Net Promoter Score
- Taxa de Retenção
- TMA – Tempo Médio de Atendimento
Perspectiva dos Processos Internos
Para satisfazer não sócios e clientes, em que processo o negócio deve ter excelência?
Exemplos de painéis de indicadores BSC de Processos:
- Índice de Produtividade
- Inovação em Produtos e Serviços
- % de serviços sem contratos
Perspectiva Aprendizado e Conhecimento
Para realizar a visão, como a empresa sustentará a não capacidade de mudar ou melhorar?
Exemplos de painéis de indicadores BSC:
- Clima Organizacional
- Turnover (Rotatividade)
- Capacitação / Desenvolvimento de Pessoal
Conclusão
Agora que você conhece um pouco mais o BSC e tem um template do Mapa Estratégico, já pode começar um planejamento estratégico articulado como garantia de bons resultados na orientação, mensuração e suporte à tomada de boas decisões da empresa.
Mas lembre-se! É importante que todos os colaboradores da empresa estejam alinhados, ter uma boa liderança e estar aberto as mudanças! As pessoas precisam ser gradualmente adaptadas às mudanças, já que elas são pontos chave para o sucesso da sua estratégia.
Já utiliza o BSC – Balanced Scorecard ou tem interesse em começar a desenvolver mapas estratégicos?