16/01/2019
13:55 hrs
Há cerca de 5 anos a UNO passou por uma consultoria e estruturou sua gestão estratégica, tática e operacional baseada no BSC – Balanced Scorecard.
Porém, percebemos no dia a dia que muitos profissionais ao ingressarem no nosso time e clientes UNO desconhecem essa metodologia, que é considerada uma das melhores práticas para gestão do mundo, principalmente, para empresas de pequeno e médio porte.
Por isso, decidimos trazer o conceito e dicas de como implantar na sua empresa e começar a gerir seu negócio e não só toca-lo…
Para falarmos de BSC, precisamos entender os três níveis e papéis nas empresas, representada pela pirâmide de Anthony:
No Planejamento Estratégico, topo da pirâmide, vemos os empresários. Cheios de incertezas, mas que devem definir o que é o negócio, dar um propósito para ele, analisando dados, ambiente interno e externo… Visão estratégica de longo prazo.
Porém, é o nível que menos tem acesso as informações em muitos casos. Tanto é verdade, que muitos diretores precisam e cobram relatórios, dashboads, KPIS, etc para poderem tomar decisões e dar direcionamentos.
No Plano Tático, no meio, são as pessoas que devem pensar sempre “como fazer melhor” e já possuem um pouco mais de informações.
São os gestores de departamentos que precisam definir o como. Ou seja, como a empresa atingirá o propósito, metas e objetivos dela em médio prazo, analisando ambiente interno e externo.
Na base da pirâmide está o Operacional, que possui um grande volume de informações e é responsável pela implementação do plano tático. Trabalham com curtos prazos e analisam apenas o ambiente interno.
Antes de entrarmos no tema principal deste post, vale mostrar 8 competências que todo empresário deve ter geradas pelo ambiente e por iniciativas estratégicas para você se avaliar, segundo consultores e professores da FGV. São elas:
Ambiente:
Estratégico:
Segundo os criadores da metodologia – Robert Kaplan e David Norton em 1997, o BSC – Balanced Scorecard é uma ferramenta que traduz a missão e a estratégia das empresas, num conjunto abrangente de medidas de desempenho, que serve de base para o sistema de medição e gestão estratégica a curto, médio e longo prazos.
O Balanced Scorecard deve ser utilizado como um sistema de comunicação, informação e aprendizado, não apenas, como um sistema de controle. Tanto que, anualmente aqui na UNO, nosso CEO apresenta nosso BSC para todo o time ficar alinhado.
O BSC inicia com um Mapa Estratégico, que é uma representação visual das medidas de desempenho organizacional sob 4 perspectivas equilibradas em Termos Operacionais:
Em todas as perspectivas você deve escrever:
Disponibilizamos um template para você criar o seu Mapa Estratégico. Faça o download aqui!
Para obter sucesso financeiro, como a empresa deve ser vista pelos sócios / acionistas?
Exemplos de painéis de indicadores BSC para as Finanças:
Para alcançar a visão, como a empresa deve ser vista pelos clientes?
Exemplos de painéis de indicadores BSC:
Para satisfazer não sócios e clientes, em que processo o negócio deve ter excelência?
Exemplos de painéis de indicadores BSC de Processos:
Para realizar a visão, como a empresa sustentará a não capacidade de mudar ou melhorar?
Exemplos de painéis de indicadores BSC:
Agora que você conhece um pouco mais o BSC e tem um template do Mapa Estratégico, já pode começar um planejamento estratégico articulado como garantia de bons resultados na orientação, mensuração e suporte à tomada de boas decisões da empresa.
Mas lembre-se! É importante que todos os colaboradores da empresa estejam alinhados, ter uma boa liderança e estar aberto as mudanças! As pessoas precisam ser gradualmente adaptadas às mudanças, já que elas são pontos chave para o sucesso da sua estratégia.
Já utiliza o BSC – Balanced Scorecard ou tem interesse em começar a desenvolver mapas estratégicos?