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O que é D2C e por que a indústria está investindo em e-commerce?

16/06/2020

7:00 hrs

Quer saber como a estratégia D2C, de vender diretamente para o consumidor, pode revolucionar a indústria? Leia o post para adotar essa modalidade.

 

Você sabia que, cada vez mais, as indústrias têm elevado seus lucros com estratégias D2C? Resumidamente, essa modalidade consiste em vender diretamente para o consumidor final com uma loja virtual.

Se você é fabricante, deveria considerar ter um e-commerce para acompanhar as mudanças no mercado. Afinal, quem não se atualizar, vai ficar para trás da concorrência.

Neste artigo, vamos apresentar o que é o conceito de D2C, como ele está revolucionando a indústria e o que você pode fazer na sua empresa para adotar uma loja virtual e vender mais para os seus clientes.

 

O que é D2C?

Assim como existem as siglas B2B e B2C para definir transações entre empresas e empresas ou clientes finais, há a D2C. D2C é a sigla para “direto ao consumidor” (ou, em inglês “direct to consumer”). Aqui, são as próprias indústrias que vendem seus produtos diretamente para o consumidor, sem qualquer intermediário, como revendas ou distribuidoras.

Com a expansão da modalidade de e-commerce e das possibilidades de vendas trazidas pelo desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos, o D2C é uma forte tendência no mercado para as indústrias. Afinal, ela traz menos custos para o fabricante e para o cliente, além de ser uma estratégia bastante eficiente e alinhada às exigências do consumidor moderno, cada vez mais imediatista e que busca menos burocracia nas transações.

 

Indústria 4.0 e e-commerce

Com o mercado de e-commerce crescendo a cada momento, as indústrias precisam estar atualizadas às novas alternativas e oportunidades que as ferramentas tecnológicas oferecem para esse mercado.

Com um e-commerce, as indústrias conseguem fazer uma vitrine de produtos online, bem como ter uma visão global do negócio com base em dados concretos e atender os clientes em múltiplos canais. O resultado é uma experiência mais fluida, que também recolhe dados sobre os consumidores para estratégias mais assertivas.

A indústria que adotar a estratégia D2C e um e-commerce como canal de vendas sairá na frentes dos seus concorrentes. Isso porque elimina uma série de burocracias desnecessárias, economizando recursos e o tempo da equipe e dos consumidores.

Mas como as indústrias podem começar a vender pela internet e ver melhores resultados com o D2C? É o que vamos ver agora!

 

Como indústrias podem vender pela internet?

Para as indústrias que desejam vender seus produtos pela internet e aumentar seus lucros, o ideal é usar um ERP integrado à loja online. Assim, as empresas garantem um controle muito maior sobre os processos, o atendimento ao cliente e os resultados das vendas.

O sistema de gestão alinhado ao e-commerce ou marketplace deve fazer parte da estratégia do negócio. Uma vez que isso é feito, as indústrias colhem inúmeros benefícios, tanto para si, como para seus clientes, que têm sua demanda atendida mais rapidamente e podem contar com a personalização que o D2C oferece.

 

Benefícios do D2C para indústrias:

Como dissemos, para que o D2C funcione com eficiência na sua indústria, é preciso integrar um sistema de gestão a sua loja virtual. Com isso, você tem inúmeros benefícios, como: unificação das informações, agilidade nos envios, automatização de NF e satisfação do cliente. 

Conheça outras vantagens que as indústrias têm ao começarem a vender pela internet:

 

Unificação das Informações

Com a integração entre o ERP e o e-commerce, você tem muito mais organização e controle sobre todos os dados dos seus produtos e vendas realizadas. E tudo isso em um só lugar, afinal, a integração significa também centralização de informações.

Assim, não é preciso contar com vários sistemas que exigem cada um um login diferente e diversos focos de atenção. Tem tudo em um lugar só, com fácil acesso e consulta.

 

Agilidade no envio dos Pedidos

Um sistema de gestão eficiente também conta com a integração com outras soluções necessárias ao envio dos pedidos realizados pelos seus clientes, como o site dos Correios, por exemplo. Com isso, seus processos logísticos ficam menos burocráticos e as entregas para os clientes são feitas com maior rapidez.

 

Automatização de NF-es

Outra vantagem de ter um ERP integrado ao seu e-commerce é a emissão automática de NF-es. O próprio sistema faz os cálculos necessários de impostos e importação para a geração das notas. Com isso, o processo se torna muito mais rápido e descomplicado.

 

Satisfação do cliente

Com as operações otimizadas e as demandas mais organizadas, todo o seu processo de vendas, da separação dos produtos à entrega ao cliente, é mais rápido. Com isso, você aumenta a satisfação dos seus consumidores e experiência com a marca. Afinal, a chance de erros na entrega são muito menores agora com as operações otimizadas, além de o pedido chegar mais rápido na mão do cliente.

Agora que você já sabe quais as vantagens que um ERP integrado a uma loja virtual traz para a sua indústria, que tal conhecer uma ferramenta de e-commerce e um sistema de gestão integrados, feitos sob medida para atender as necessidades da sua indústria?

Quer saber mais sobre e pedir um orçamento? Entre em contato conosco, que nosso time lhe ajudará.


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