O que é DNS e como alterar?

Tiago Amato
05/02/2019
Entenda neste post o que é DNS, como ele pode afetar a utilização de serviços web, e um passo a passo de como altera-lo para restabelecer os serviços.

 

Com certeza na data de hoje (05/02/2019) você teve um ou mais de seus serviços web (sistemas, e-mail, sites, web services entre outros) afetados por oscilações no serviço de DNS de alguns provedores.

A maioria dos provedores e data centers em alguns minutos normalizaram os acessos aos serviços realizando a troca por outros servidores DNS que existem disponíveis em toda a internet.

 

Domain Name System (DNS)

O Domain Name System ou Sistema de Nome de Domínio é um banco de dados distribuído em uma hierarquia de servidores de nomes que e um protocolo de camada de aplicação que permite que hospedeiros consultem esse banco de dados distribuído.

Apesar de a definição técnica acima o DNS pode ser encarado como um dicionário que define um endereço válido na internet para um IP, graças a essa funcionalidade podemos entrar no navegador de internet e digitar: www.planalto.gov.br ao invés de HTTP://170.246.252.9  ou mandar um e-mail para contato@planalto.gov.br ao invés de planalto@170.246.252.9.

Convenhamos que não é uma tarefa nada fácil ter um arquivo com seus IPs anotados e ainda mais difícil no caso de ter IP dinâmico ( assunto este para um outro artigo), então é muito ais fácil numa situação dessa alterarmos o servidor DNS que nosso dispositivo irá consultar!

 

Como alterar o DNS em um dispositivo

Na internet facilmente podemos localizar vários sites com  os IPs do servidores DNS, como por exemplo o : https://public-dns.info/nameserver/br.html onde existem servidores listados por localidades, como o DNS é compartilhado muitas instituições de pesquisas, universidades e provedores criam seus servidores de DNS e deixam os públicos.

Existem muitas formas de se alterar o DNS, hoje é quase impossível quem não tenha um “roteador wi-fi” em casa e que este fica responsável pela distribuição dos IPs aos dispositivos a ele conectado e também os endereços de DNS.

Em um computador Windows podemos acessar o prompt através das teclas Windows + R pressionadas simultaneamente que irá exibir a caixa de diálogo abaixo:

Ao digitar cmd e clicar em OK exibirá o prompt:

Digitamos o comando: ipconfig/all e nos será exibido as informações de IP e DNS:

No exemplo acima o DNS está sendo fornecido pelo  “roteador wi-fi” e deve ser trocado diretamente no roteador.

Podemos também trocar  diretamente no computador através das configurações de rede.

Nas conexões de rede devemos identificar qual das placas estamos utilizando:

Clicar com o botão direito e depois em propriedades e finalmente na opção IPv4 ou IPv6:

Deve-se preencher os campos de DNS preferencial e alternativo clicar em OK e o DNS está alterado.

A alteração em dispositivos que utilizam o sistema operacional Linux deve ser feita através da edição do arquivo resolv.conf informando os IPs  no seguinte formato: nameserver  seguindo do IP.

 

Link relacionado:
A Microsoft está com problemas graves no acesso às atualizações do Windows 10