O que é ERP?

Saiba tudo o que precisa sobre o que é ERP, o que é ERP Web, um pouco de história e conheça o ciclo de vida do software de gestão.

 

Direto ao ponto: O que é ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresaria, no Brasil) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em único sistema (financeiro, compras, estoque, produção, marketing, vendas, etc.) dando aos gestores informações gerenciais, portanto é um sistema de apoio às decisões estratégicas das empresas.

Em termos gerais, é um software desenvolvido para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

 

Um pouco de história do ERP

O ERP surgiu nos anos 90 e foi aceito pelas corporações de forma muito entusiasta. Afinal, prometiam resolver um grande problema, que era a integração dos diversos sistemas, desenvolvidos isoladamente pelas empresas nos anos 70 e 80. Cada departamento tinha seu próprio sistema. Era o primórdio da TI e a integração entre sistemas era rara, e quando existia, nem sempre era confiável e era caríssimo implantar. Para ter ideia, dizer que tinha ERP era sinal de status.

Os benefícios eram vantagem competitiva (conseguiram integrar seus processos antes dos concorrentes), redução de custos, ganho na velocidade para as empresas que o implementaram inicialmente.

Hoje, o desafio é acompanhar a velocidade e flexibilidade de resposta exigida pela empresas e os antigos e tradicionais ERPs não acompanharam esse cenário. São os chamados antigos ERPs Monolíticos, que demandam muitos meses para implementação e demanda outros tantos meses para implantar uma nova versão.

O cenário tecnológico atual teve mudanças significativas: computação em nuvem, análise de dados se tornando mainstream de sistemas e apps para um mundo cada vez mais móvel. Logo, se faz necessário analisar se seu próximo ERP foi desenvolvido em um ambiente Web e se todas as suas telas são on-line.

No futuro, já presente, o ERP precisa ter (API) de integrações com outros sistemas, oferecendo ao seu usuário apenas o que ele precisa, no momento que ele quer. Outra mudança irreversível, está no modelo de licenciamento, onde o SaaS – Software as a Service (Software como Serviço) em nuvem.

Como empresas nascem e desaparecem, muitos dos atuais ERPs não sobreviverão a esse novo cenário.

 


O que é ERP Web?

É um ERP para ser navegado e acessado na nuvem e de qualquer lugar que estiver, basta ter um browser ou app.

Os sistema web estão sendo mais requisitados, pois o acesso é mais rápido, independe de sistema operacional e parque tecnológico, sem necessidade de instalação.

Ciclo de vida do ERP

Veja o ciclo de vida de um Software de Gestão extraído do Livro Sistemas ERP no Brasil, editora Atlas – 2003:

O que é ERP?

Como posso ampliar meu conhecimento em o que é ERP?

A UNO investe pesado em materiais educativos e eventos para gerar mais conhecimento sobre o tema:

  • Vídeos
  • Ebooks
  • Diagnósticos
  • Blog

O que é usuário?

É a quantidade de usuários que acessam o sistema ao mesmo tempo. A melhor forma de explicar é com um exemplo:

A empresa possui 10 funcionários cadastrados no sistema, mas tem direito a apenas 3 usuários simultâneos, isso quer dizer que apenas 3 dos 10 funcionários conseguiram acessar o UNO ERP ao mesmo tempo.

 

E ai, conseguiu entender mais  o que é um ERP? Quer saber como a UNO consegue te ajudar ainda mais? Estamos disponíveis para atendê-lo.