09/11/2023
16:21 hrs
A crescente interação entre os mundos físico e digital tem gerado o termo “Figital” ou “Phygital”. Essa abordagem busca integrar as experiências do consumidor em ambientes online e offline, promovendo uma jornada de compra mais completa e envolvente.
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” já dizia o gato em Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll).
Antes de adotar qualquer estratégia, é imprescindível mapear 4 pontos:
Entender o comportamento do cliente é imprescindível para definição dos próximos passos.
webrooming |
Fazem pesquisa online antes de comprar um produto na loja física; |
showrooming |
Vão até a loja física apenas para ver o produto, mas compram online no e-commerce |
scanning/scramming |
Mesmo estando dentro da loja física, buscam pelo produto online para encontrar melhores preços |
clicar e coletar |
Compram online e fazem a retirada na loja. Economia e tempo e frete |
clicar e enviar |
Compra um produto online enquanto está na loja física. |
O estudo da Forrester Consulting aponta que, em 2022, 59% dos consumidores dizem que provavelmente vão procurar por um produto online e o adquirir em loja (webrooming). Mas, para 54% dos entrevistados, primeiro vão olhar um produto em loja para comprar online (showrooming)
Qual o tipo de experiência que você deseja que o seu público tenha nos canais de relacionamento?
Avalie a experiência atual do cliente e liste os desafios enfrentados por eles.
Abaixo alguns exemplos simples de canais que podem evolucionar sua empresa .
Semelhante a uma loja virtual tradicional o B2b normalmente leva em consideração a Experiências Personalizadas como: Produtos especiais, tabelas de preço (varejo, atacado, etc), cálculo de preço considerando o regime tributário (IPI, ICMS ST) e normalmente não possui um meio de pagamento, permitindo um faturamento considerando o limite de crédito.
Segundo dados do estudo Webshoppers, 56% dos pedidos de ecommerce em 2021 foram feitos por dispositivos móveis.
Um aplicativo exclusivo pode oferecer mais ergonomia e fortalecimento de marca dos que sites responsivos.
Notificações pode oferecer promoções personalizadas e a Geolocalização pode enviar informações contextualizadas com base na localização do usuário.
Esses métodos facilitam a interação entre dispositivos móveis e elementos físicos, permitindo aos consumidores acessar informações adicionais, descontos, ou até mesmo efetuar pagamentos.
O chat de atendimento ajuda a aumentar o engajamento do cliente. Associado a um robô de conversação baseado em Inteligência Artificial (IA), tem capacidade para responder às questões do usuário de forma natural e fluida.
Integrado a um ERP, seu cliente pelo WhatsApp pode solicitar segunda via de boleto, notificar posição da entrega, abrir chamados no SAC e até fazer novos pedidos!
No ambiente físico, um totem de autoatendimento evita filas e aglomerações realizando pesquisas e pagamentos.
Vendas pelo Instagram Shopping com finalização da compra pelo e-commerce ou link de pagamento.
Considere criar uma estratégia de conteúdo. É um fator importante para atrair e relacionar-se com os clientes mantê-los fiéis à marca.
Tecnologia é a base para integrar os canais físicos e digitais, e não se trata somente momento da venda.
Automação de estoque com código de barras, picking e agilidade logística e fiscal serão determinantes na reputação da sua empresa e evita erros!
Um sistema de gestão (ERP) é a base de tudo! Integrado a um CRM e BI (Businesse Inteligence) potencializa o sucesso e vão dar informações para entender o direcionar novas ações.
Abaixo a representação da Empresa Digital citada por Laudon e Laudon (2001)
Empresa Digital citada por Laudon e Laudon (2001)
Elucidadora, mas ainda é uma visão tradicional (analise pelo “retrovisor”).
A Inovação agora está na visão PREDITIVA e PRESCRITIVA com IA (Inteligência artificial)
Múltiplos canais de venda e atendimento ominichanel parecem ser a tendencia, mas sua empresa está realmente preparada?
Organização e inteligência para realmente atrair e encantar são fundamentais para NÃO complicar sua operação/processos, expor a riscos de segurança digitais ou até passar vergonha com informações divergente entre os canais!
1 – Segurança: invasão e comprometimento de dados; indisponibilidade da loja; golpes e fraudes;
2 – Processos: indefinição de responsáveis por canal, estoque, logística, embalagens, rastreabilidade
3 – Informações divergentes: Preços e estoque errados, promoções confusas, desmotivação vendedores x distribuidores x representantes
Resumindo… seja realista com o que realmente vai agregar valor!
Figital é o futuro! Mas dá trabalho!
Prepare sua empresa para o sucesso. Cerque-se de profissionais, parceiros e sistemas que simplifiquem sua operação.
Adotar uma boa estratégia figital não requer grandes investimentos ou tecnologias.
Aplicando o princípio de Pareto, acreditamos que pequenas ações (20% de esforço) podem gerar resultados incríveis (80% de efeito).
É a plataforma que unifica e simplifica sua operação Figital.