O que é Integração de Talentos e como fazer?

Veja neste post o que é Integração de Talentos e as etapas necessárias para criar esse processo na gestão de pessoas da sua empresa.
 

Um dos grandes desafios na Gestão de Talentos está no sucesso da integração de talentos novos. Mas o que seria esta ação de [integrar]? E mais, como começar? Confira as “4” etapas necessárias:

 

0. Começa na Contratação

Antes de tudo, durante o processo de seleção, deve-se investir na avaliação do perfil profissional e comportamental do candidato, comparando-a com a cultura organizacional, de forma a se perceber a compatibilidade psico-emocional e comportamental do candidato.

 

1. Acolhimento

Após a contratação, a 1ª. Etapa da integração, deve ser a de acolher o novo colaborador dentro da cultura organizacional. Ele precisa saber como as coisas funcionam aqui…

 

2. Processos Operacionais

A integração no processo operacional deve ser a 2ª. Etapa da integração. O perfil cognitivo do colaborador, deve estar alinhado com a atividade a ser desenvolvida. Sem isto, a produtividade certamente será muito baixa. Aqui torna-se necessário a atuação de facilitadores com perfil de ajuda e treinamento operacional.

 

3. Objetivos da Empresa

A 3ª. e última etapa do processo de integração, deve ser a de integrar o colaborador com os objetivos dos negócios da empresa e também com a satisfação e o sucesso do relacionamento junto aos clientes. Não importa o cargo ou função, todos devem estar integrados nisto.

 

Muitas organizações perdem talentos por não consegui-los integra-los de maneira completa na operação, e em alguns casos, os erros são atribuídos a uma deficiência do colaborador, mas em muitos deles, houve uma incapacidade da organização em reconhecer que ali havia um talento de grande valor que por culpa de um processo de integração, não pode ser aproveitado.

Em outras situações, temos muitos outros colaboradores trabalhando há anos nas organizações, mas que nunca se integraram a operação.

É isto. É um desafio, mas as organizações estão reconhecendo cada vez mais que sem talentos integrados à operação, fica muito difícil de competir e até de sobreviver dentro de um mercado sempre com grandes e constantes evoluções.

Nós aqui na UNO, por sabermos do desafio acima descrito, trabalhamos muito usando a tecnologia para criar condições facilitadoras para o treinamento e a integração de novos colaboradores nos processos operacionais.

E na sua empresa? Como está o processo de integração?

Estamos junto com você neste desafio.

Conte conosco.