18/10/2022
10:35 hrs
Como é um assunto que gera muita dúvida, decidimos escrever um post sobre o assunto para ajudar, principalmente os nossos clientes, a trabalhar com o famoso IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados. Confira!
IPI é a sigla do Imposto sobre Produtos Industrializados, sejam eles nacionais e estrangeiros. Está previsto no artigo 153 da constituição e regulamentado pelo decreto 7.212/2010.
O decreto possui um Regulamento do IPI, conhecido também como RIPI, que defini as operações de industrialização, mesmo quando for incompletas, parciais ou intermediárias.
Confira também na Lei 8.989/95 quem pode conseguir a isenção do IPI. Entre os diversos produtos isentos de IPI, podemos citar:
A alíquota (valor) pode ser fixa, variável ou zero (isento de imposto). Todas as alíquotas constam na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados. Portanto, para saber o valor do IPI é necessário consultar a tabela para saber a alíquota do produto.
A alíquota é multiplicada pela base de cálculo do produto, gerando o valor do imposto e recolhido aos cofres públicos por meio de um documento chamado DARF. Já para os optantes pelo regime tributário do Simples Nacional, a dedução do IPI é feita do Documento de Arrecadação Simples – DAS, que também engloba outros impostos que a empresa deve saldar.
O cálculo deve ser feito assim, após encontrar a base de cálculo:
Base de Cálculo = Valor do produto + seguro + frete + demais custos
Valor do IPI =Base de Cálculo x (base de cálculo do produto / 100)
Já o cálculo do IPI para as empresas participantes no Simples Nacional será feito se tendo em conta a receita bruta da empresa, ou seja, o faturamento determinará a alíquota de arrecadação.
Na primeira fórmula os descontos não são considerados na base de cálculo do IPI. Logo, a empresa pagará tributos sobre os descontos, ou seja, descontos nesse caso não são uma boa ideia… O melhor é reduzir o preço unitário do item.
Clientes do UNO ERP não precisam se preocupar com esse cálculo, pois no cadastro do produto, na aba fiscal, você informará a Classificação Fiscal / NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul do produto, que tem uma alíquota de entrada e saída e fará o cálculo automaticamente do IPI para você.