09/11/2022
15:10 hrs
O ITIL não é uma ferramenta, tão pouco uma funcionalidade. Contudo ele auxilia em todo um processo de uma empresa de TI, por exemplo, trata-se de uma metodologia que envolve boas práticas e que quando aplicada dentro de um software de controle (gestão), apoia no gerenciamento de projetos.
Essa metodologia pode ser aplicada não somente em setores de operação, mas também nos estratégicos. O ITIL é uma forma de se construir uma área de TI estável e escalável, buscando promover um serviço de excelência aos clientes.
Seu objetivo principal é proporcionar uma gestão mais eficiente dos processo e assegurar uma melhor experiência do cliente. Focando cada vez mais em desenvolver um trabalho mais qualificado em oferecer aos clientes um padrão de atendimento mais seguro e confiável.
Todos os processos de uma empresa de tecnologia, principalmente as empresas fornecedoras de um sistema de gestão, necessitam de mapeamento e ter todos os processos documentados como forma a garantir ao cliente, e a própria empresa, que os prazos e expectativas definidas em contrato, sejam alcançados por ambos, e que a relação funcione mais como parceria do que qualquer outra coisa.
E no ITIL não seria diferente, abaixo listamos as suas etapas:
Conforme podemos ver o ITIL exige uma série de questões para que seja desempenhado de forma correta, podemos dizer que é uma metodologia que envolve políticas e padrões que assegurem a implementação, cultura corporativa, governança e gerenciamento dos serviços.
Vale destacar também que o ITIL, criado pela secretária de comércio Office of Government Commerce, OGC do governo Inglês, é usado para alinhar os processos gerenciais da empresa para que se obtenha ordem e sucesso nos negócios, além de ser norma BS-15000, um anexo da ISO 9000/2000.
A UNO Soluções utiliza a metodologia ITIL em seu Suporte Técnico e aconselha seus clientes do mesmo segmento de mercado (TI – serviços) à utilizar.