O que é RMA?

Marcio Sanson
25/06/2018
Entenda em apenas quatro parágrafos o que é RMA – Return Merchandise Authorization e como empresas de assistência técnica utilizam em seu dia a dia.

 

Sendo necessária cada vez mais facilidade e agilidade no relacionamento entre cliente e fornecedor, o RMA (Return Merchandise Authorization) ou, em português, Autorização de Devolução de Mercadoria (ADM), é uma medida de facilitar reparo, ou troca de mercadorias que por um acaso venham com problema ou defeito.

No RMA o consumidor envia a mercadoria com problemas para uma avaliação, que será realizada por um engenheiro/técnico da empresa, ou pode também ser uma empresa terceirizada, que analisam o produto e o submetem a testes, para verificar o possível defeito, e se este foi causado pelo próprio consumidor.

Somente depois, é tomada uma decisão: reparo, troca, ou em casos extremos, o reembolso do valor do produto sem condições de uso.

Este processo RMA foi definido para que o fornecedor não sofra com desatenção do entregador, distribuidor ou revenda, que não tomou devido cuidado com a mercadoria, ou até mesmo, o próprio usuário.

 

AINDA COM DÚVIDAS? FALE CONOSCO