O que mais está impactando os negócios?

Veja neste post o que mais está impactando os negócios e descubra se é a crise ou a mudança dos paradigmas em todos os mercados.
 

Todos, todos os empresários estão sob o impacto  da crise e das mudanças que estão ocorrendo no mercado, e você que está lendo este artigo, deve estar falando muito sobre a “crise atual”, e sobre as suas esperanças de que ela vai passar.

Vários são os fatores que estão compondo o atual cenário de turbulências que estão impactando em muito os negócios, e provavelmente o seu. Podemos citar os fatores políticos e os econômicos, como componentes da “CRISE ATUAL”, os quais são temporários.

Para sobreviver neste cenário, necessário se faz olhar mais de cima, e reconhecer que outros novos fatores impactantes surgiram e que vieram para ficar, os quais estão quebrando muitos paradigmas e criando uma disrupção profunda em todos os tipos de negócios.

 

A realidade ampliada

Se só observarmos o cenário com a lente da crise, não reconheceremos a realidade de forma mais ampliada.

Estamos falando da nova economia, impactada pela revolução industrial 4.0, que além do impacto do uso dos robôs substituindo o trabalho braçal, da inteligência artificial substituindo os trabalhos intelectuais repetitivos, temos um fator altamente impactante, que é a mudança em alta velocidade das necessidades dos clientes e dos consumidores.

Este é o impacto silencioso, e que está tirando muitas empresas do mercado. Isto está corroendo negócios que tiveram muito sucesso por décadas, e certamente isto está impactando de alguma forma o seu negócio.

 

Seja útil para o seu cliente

Manter o negócio de forma útil para o cliente um desafio de todas as empresas. As novas empresas, as startups, iniciam seus negócios com base nas necessidades atuais dos clientes e por isto estão desbancando muitas empresas tradicionais.

Na verdade, a maior crise para uma empresa é a perda da sua utilidade para o seu cliente, com o risco de ser algo definitivo, mas reverter esta situação esta situação é possível.

Quando me perguntam, como medir a perda da utilidade de um negócio, eu digo para  a analisar a evolução da rentabilidade, e medir a rentabilidade por transação. Se tem que vender mais barato, é porque o produto ou serviço e a empresa estão perdendo valor, e como consequência a empresa está perdendo sua utilidade.

 

Como recuperar a utilidade de um negócio?

Primeiro

O empresário tem que se capacitar para este desafio. Os conhecimentos e habilidades atuais poderão não ser suficientes para isto.

 

Segundo

Todos os colaboradores precisam ser empoderados, e colocar o foco nas necessidades evolutivas do cliente. Para isto o empresário precisa de um time que acredite nele (empresário) e no seu negócio.

 

Terceiro

Com um empresário atualizado e preparado para fazer a gestão estratégica do negócio, tendo o domínio nas necessidades do cliente e uma equipe eficaz, poderá  então ser planejada e implementada a mudança do negócio, para que ele se torne perene, baseado no atendimento das necessidades evolutivas de seus clientes.

 

E você já está conscientizado do que precisa ser feito, e saber como construir uma nova utilidade de sua empresa, dentro na nova economia?

Venha participar do nosso workshop, onde estaremos discutindo com profundidade este tema, e apresentando um case de sucesso, no qual foram aplicados os conceitos aqui abordados.