Com o auxílio da computação e armazenamento na nuvem, surgiu o termo Everything as Service, que basicamente significa “tudo como serviço”, uma modalidade que permite oferecer qualquer trabalho de T.I como serviço. Isso permitiu que as empresas tivessem mais agilidade, segurança e economia ao realizarem seus serviços, otimizando toda a sua produção.
MAS O QUE ISSO IMPLICA?
Bom, isso significa que ao contrário das empresas se tornarem reféns de softwares ou hardwares, por exemplo, elas colocam todo o seu armazenamento na nuvem. Ao invés de começarem uma programação do zero, contratam um uma programação as service quase finalizada, e a colocam na nuvem, assim não precisam gastar o dinheiro ao fazer tudo do zero.
Então, por exemplo, se você precisa desenvolver uma plataforma de teste para um aplicativo, não há necessidade de fazer isso do zero. Você pode contratar uma Platform as Service, que são plataformas já pré fabricadas por times de T.I, que apresentam o mesmo rendimento e os mesmo resultados de uma plataforma criada do zero. Mas aqui os resultados são mais rápidos, e mais baratos.
Isso aumenta a produtividade, economiza recursos, otimiza processos, aumenta a escalabilidade, além de aumentar a segurança, já que toda empresa fica protegida por softwares de segurança na nuvem.