19/02/2018
15:42 hrs
A premissa número 1 para aumentar o faturamento é: venda mais e melhor! Para isso, você precisa aperfeiçoar seu processo de prospecção, evitando que seu time de vendas saia prospectando para tudo quanto é lado, perdendo tempo e dinheiro.
Para evitar isso, comece definindo quem é seu Perfil de Cliente Ideal – PCI, que irá lhe auxiliar em um trabalho mais focado em grupo(s) de leads com potenciais de compra maior, pois eles entenderão claramente o que você está oferecendo e podem até indicar para outras pessoas sua empresa.
Para chegar ao PCI de seus produtos/serviços, selecione clientes que considera perfeitos e ideais, ou seja, aquele que se 100% dos seus clientes fossem idênticos, você seria a pessoa mais feliz do mundo.
Se for pessoa física, selecione uns 10 a 15 consumidores, se jurídica de 3 a 5 empresas.
Agora analise nesses clientes selecionados características de segmentação semelhantes:
Feito isso, escreva os problemas que sua empresa/produtos/serviços resolve para esses clientes e 3 diferenciais que esses clientes valorizam na sua empresa.
Com essas informações do PCI a equipe de vendas e marketing saberá quem procurar e reconhecer rapidamente potenciais oportunidades de negócio e deixará de perder tempo com vendas sem potencial ou com baixa lucratividade.