Por que PCI ajuda no aumento de faturamento?

Cintia Tombolato
20/06/2018
Descubra neste post por que o PCI – Perfil de Cliente Ideal ajuda no aumento de faturamento e como utilizar em sua empresa.

 

A premissa número 1 para aumentar o faturamento é: venda mais e melhor! Para isso, você precisa aperfeiçoar seu processo de prospecção, evitando que seu time de vendas saia prospectando para tudo quanto é lado, perdendo tempo e dinheiro.

Para evitar isso, comece definindo quem é seu Perfil de Cliente Ideal – PCI, que irá lhe auxiliar em um trabalho mais focado em grupo(s) de leads com potenciais de compra maior, pois eles entenderão claramente o que você está oferecendo e podem até indicar para outras pessoas sua empresa.

Para chegar ao PCI de seus produtos/serviços, selecione clientes que considera perfeitos e ideais, ou seja, aquele que se 100% dos seus clientes fossem idênticos, você seria a pessoa mais feliz do mundo.

Se for pessoa física, selecione uns 10 a 15 consumidores, se jurídica de 3 a 5 empresas.

Agora analise nesses clientes selecionados características de segmentação semelhantes:

  1. Praça, Local, Região;
  2. Preços, Margens, Descontos;
  3. Produtos mais comprados;
  4. Se for pessoa jurídica, qual é o Ramo de Negócio, porte, faturamento, tem site?, capital social, tempo de existência, quantidade de colaboradores, etc.
  5. Se for pessoa física, estado civil, idade, escolaridade, renda, etc.

Feito isso, escreva os problemas que sua empresa/produtos/serviços resolve para esses clientes e 3 diferenciais que esses clientes valorizam na sua empresa.

Com essas informações do PCI a equipe de vendas e marketing saberá quem procurar e reconhecer rapidamente potenciais oportunidades de negócio e deixará de perder tempo com vendas sem potencial ou com baixa lucratividade.

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