Descubra neste post por que o PCI – Perfil de Cliente Ideal ajuda no aumento de faturamento e como utilizar em sua empresa.
A premissa número 1 para aumentar o faturamento é: venda mais e melhor! Para isso, você precisa aperfeiçoar seu processo de prospecção, evitando que seu time de vendas saia prospectando de forma nada estratégica, perdendo tempo e dinheiro. Para evitar isso, comece definindo quem é seu Perfil de Cliente Ideal – PCI!
Isso irá lhe auxiliar em um trabalho mais focado em grupo(s) de leads com potenciais de compra maior, pois eles entenderão claramente o que você está oferecendo e podem até indicar seus produtos/serviços para outras pessoas que possuam perfis iguais aos deles. Desta forma suas chances de alcançar outros PCIs é ainda maior.
Para chegar ao PCI de sua empresa, selecione clientes que considera perfeitos e ideais, ou seja, aquele que se 100% dos seus clientes fossem idênticos, sua empresa seria a mais feliz e rentável do mundo.
Se for pessoa física, selecione uns 10 a 15 consumidores, se jurídica de 3 a 5 empresas.
Agora analise nesses clientes selecionados características de segmentação semelhantes:
- Praça, Local, Região;
- Preços, Margens, Descontos;
- Produtos mais comprados;
- Se for pessoa jurídica, qual é o Ramo de Negócio, porte, faturamento, tem site? Qual o capital social, tempo de existência, quantidade de colaboradores, etc.
- Se for pessoa física, estado civil, idade, escolaridade, renda, etc.
Feito isso, escreva as soluções que sua empresa/produtos/serviços possuem para uma dor/problema desses clientes e 3 diferenciais que esses clientes valorizam na sua empresa.
Através dessas informações de PCI sua equipe de vendas e marketing saberá quem prospectar e reconhecerá rapidamente potenciais oportunidades de negócio. Assim sendo, sua equipe poderá trabalhar de forma mais estratégica, sem perder tempo com vendas sem potencial ou com baixa lucratividade; e focando no cliente certo.