Por que Sistema SaaS encanta?

Entenda o conceito de Sistema SaaS – Software as a Service e suas vantagens que estão encantando cada dia mais pequenas e médias empresas.
 

Antes de sabermos por que o modelo de Sistema SaaS – Software as a Service encanta a PME, precisamos entender o que esse termo significa exatamente.

SaaS, de maneira clara e objetiva significa Software como Serviço que são, basicamente, sites utilizadores da Computação em Nuvens, que não há necessidade de se desenvolver.

Do inglês Cloud Computing, a computação em nuvem é uma rede que permite acessar arquivos e executar desde tarefas básicas, como mexer em planilhas, até trabalhos mais complexos, como por exemplo, edição de imagens e vídeos, sem a necessidade de instalar aplicativos no seu computador, ou seja, tudo pela internet. O que antes necessitava de programas específicos e instalados, hoje pode ser feito online.

Para o analista de TI da UNO Soluções Integradas, Daniel Seabra, não há dúvidas de que qualquer tipo de tecnologia que envolva “Computação em Nuvem” seja o futuro.

“A facilidade oferecida pelo SaaS é imensa pela velocidade no acesso a vários tipos de informações de alto nível que são complexos para a gestão. Há aquelas empresas que levantam questões relacionadas à segurança da informação, mas elas se tornam irrelevantes pela praticidade que o software proporciona”, esclarece.

Segundo Daniel, o SaaS encanta as empresas por terceirizar atividades como instalações e manutenção da infraestrutura de gestão. Ou seja, a empresa não precisa mais adquirir os servidores nem contratar especialistas em TI, para manter estes servidores, é como se fosse um aluguel.

“Ela apenas paga uma mensalidade a uma terceirizada, que fornece tudo isso e se responsabiliza em manter funcionando tanto os servidores como a aplicação fornecida. Já que tanto a infraestrutura como a mão de obra de TI são recursos de alto custo, isso torna de fato mais em conta”, finalizou.

Ficou mais interessado? Como o nome já diz, a UNO traz ERP SaaS para a sua empresa. Confira abaixo as vantagens e os diferenciais do SaaS:

Vantagens do Modelo SaaS:

  • Você foca seus investimentos no seu negócio, eliminando investimentos com licença de software e equipe interna de TI.
  • Reduz o TCO – Total Cust Ownership (Custo do Ativo Imobilizado), e custos com operação, hardware e infraestrutura).
  • Terá uma equipe especializada sempre a disposição.

Diferenciais do Modelo SaaS:

  • Paga mensalmente para usar as licenças.
  • Cada licença é um usuário logado no sistema.
  • Acesso ilimitado de empresas de um mesmo grupo econômico.
  • Sistema web, com a possibilidade de hospedar na UNO ou outro local.
  • Suporte, Manutenção e novas versões do sistema incluso.