12/03/2019
7:00 hrs
Com o Bloco K vigente, nunca falamos tanto de nota fiscal de beneficiamento como agora. Você sabe o que é um processo de beneficiamento? Saiba tudo sobre o tema aqui. Confira!
A palavra tem origem do Regulamento do IPI, que considera o beneficiamento como uma das operações que caracterizam industrialização.
Em um dos artigos do regulamento beneficiamento é definido como todo processo que modifica, aperfeiçoa ou, de qualquer forma, altera um produto (seja no seu funcionamento, utilização, acabamento, embalagem e aparência final).
As empresas quando enviam seus produtos para outras empresas efetuarem algum processo que seja caracterizado como um beneficiamento, precisam emitir um nota de remessa ou retorno.
Isso ocorre por que a NF é considerada um documento que registra com quem está a posse de um bem, mesmo quando temporariamente para execução de algum serviço de beneficiamento. Não gera-las pode ser caracterizado como sonegação de impostos.
Porém, existem alguns ‘grupos’ de nota de remessa e retorno, que confundem e dificultam o faturamento. Conheça:
A empresa ‘X Ind. Ltda.’ tem como atividade principal a produção de ferramentas para atender ao mercado de equipamentos hospitalares.
Um dos seus processos fabris é tratado pela empresa ‘Y Serv. Eirieli’ empresas fornecedoras terceiras (beneficiamento externo), por isso, ela precisa controlar o material enviado para fora de sua empresa.
Por sua vez, a empresa ‘Y Serv. Eirieli’ tem que tratar o Beneficiamento Interno.
Como cada grupo de remessa e retorno possui um tipo de natureza de operação (CFOP – Código Fiscal de Operações e Prestações), você precisará consultar seu contador para saber qual utilizar para cada caso. Como ele é especializado em dados fiscais e contábeis, é a melhor pessoa para orienta-lo para evitar multas.
Empresas com muitos processos, como esse de beneficiamento, costumam utilizar um software de gestão igual ao UNO ERP para otimizar esse processo.
Com o sistema, sua empresa precisará parametrizar com o contador apenas 1x os dados no ERP, que irá armazenar os dados para novas operações futuras com o mesmo produto/serviço e CFOP. Desta forma, você poderá repetir o processo sem ter que ‘chamar’ seu contador todas as vezes.
Consulte o Manual do UNO ERP para saber mais: