Construção Civil: 4 Motivos para ter Programa para Assistência Técnica

Construção Civil: 4 Motivos para adotar um Programa para Assistência Técnica

01/06/2016

13:46 hrs

Listamos neste post alguns motivos para a sua empresa adotar um Programa para Assistência Técnica integrado com toda a empresa.

 

O consumidor brasileiro evoluiu e com o acesso à internet e à educação, ele está cada dia mais maduro e ciente de seus direitos.

O lado bom é que essa nova fase que vivemos é que que as empresas dos mais diversos ramos de atividade estão sendo obrigadas a reestruturar por completo seu processos e tendo de automatizar muitas tarefas para eliminar erros.

Os múltiplos atores envolvidos, torna a Construção Civil ainda mais vulnerável a eventuais falhas a serem evidenciadas após a entrega da obra, o que faz do serviço de assistência técnica um setor-chave no aumento do NPS – Net Promoter Score de uma empresa do segmento.

Pensando nisso, listo alguns motivos para a sua empresa adotar um Programa para Assistência Técnica integrado com toda a empresa:

 

1. Qualidade no atendimento com histórico de relacionamento com o cliente e ocorrências

Na construção civil , normalmente, o atendimento ao consumidor no pós-vendas é feito pela própria construtora para registro das ocorrências.

Também há casos de haver uma triagem inicial pela incorporadora, que utiliza a construtora em um suporte de 2º nível para resolução de algum problema na obra.

Para ambos os casos, o registro do relacionamento com o cliente é importante para que a equipe interna e cliente estejam seguros de que nada será esquecido.

Sendo assim, ter um Programa para Assistência Técnica que registra todas as ocorrências, que tenha relatórios para cruzar estatísticas de erros e motivos das falhas para que seja possível detectar o que precisa ser melhorado para o alcance da qualidade esperada pelos clientes.

 

2. Melhoria Continua e Redução de Custos

Como disse, ao ter um banco de dados com todos os registros do relacionamento com o cliente, seja ele de compra ou ocorrência, sua empresa ganha parâmetros para identificar os gargalos em todas as etapas da obra (projeto ou execução) e ao realizar ações preventivas, reduzirá custos com remediações.

Isso pode representar a redução de retrabalhos, de quantidade de ações judiciais por clientes insatisfeitos, diminuição no volume de ocorrências na assistência técnica (manutenção).

Além disso, manterá o nível de satisfação dos clientes melhor e consequentemente, terá uma marca mais forte.


3. Tempos de respostas e conclusão das ocorrências

Com um Programa para Assistência Técnica a Construção Civil conseguirá identificar o tempo médio de resposta, prazo médio para conclusão dos reparos e qual é o nível de satisfação dos clientes após as obras.

 

4. Gestão de Contratos com Terceiros

As construtoras contam com diversos prestadores de serviços para cada etapa da obra, isso pode dificultar o atendimento do pós-vendas.

Com um Programa para Assistência Técnica sua empresa pode atrelar a responsabilidade de atendimento ao prestador e cobra-lo de retornos com acompanhamento on-line, aplicando até mesmo multas ou bonificações aos fornecedores.

Para isso, é preciso rever os contratos com eles e liberar acesso ao sistema para que ele possa consultar as ocorrências e responde-las para manter a sua equipe e cliente sempre atualizados do andamento da manutenção.

Sua empresa já tem um Programa para Assistência Técnica? Deixe seu comentário contando para nós motivos que você percebeu ao gerir essa área.

 


Você pode gostar