Quais as principais funções do Sistema PVD

Um Sistema PDV nada mais é do que implementar um sistema de Pontos de Venda na sua empresa. Ou seja, além de comercializar  a partir da sua sede empresarial (online ou diretamente com sua equipe de vendas), há também um ponto de venda à parte. Pode ser um estande, uma loja, uma loja compartilhada com outros fabricantes, não importa. Mas o produto é exposto ali por tempo limitado

 

O intuito é atiçar a curiosidade dos consumidores, fazendo-os ter o primeiro contato real com o produto, e criando assim uma relação com a marca. Fizemos um texto explicando mais sobre o PDV e você pode ler sobre ele aqui. 

 

Mas afinal, quais são as principais funções para a empresa que um sistema PDV possui? 

 

<h2>FUNÇÕES DO SISTEMA PDV</H2>

 

A função principal, claro, é vender. Mas há uma série de coisas que precisam ser feitas para que o PDV funcione e tenha uma boa gestão. 

 

  • <h3>EMISSÃO DE NF</h3>

 

É preciso que o ponto de venda esteja emitindo notas fiscais, para quando o cliente comprar um produto, ele saia com a nota. O comprovante é um documento obrigatório, e portanto é uma das funções que o sistema PDV possui.

 

  • <h3>CONTROLE DE ESTOQUE </H3>

 

Como qualquer loja, um PDV precisa ter um controle de estoque para não vender mais produtos do que realmente tem. É por isso que grande parte dos PDVs possuem computadores com sistemas ERP de varejo ou algum módulo ERP criado especificamente para esse caso. 

 

É a função do PDV atualizar o estoque a cada saída, permitindo uma melhor gestão de produtos. 

 

  • <h3>CUPONS DE VENDA </H3>

 

Cada operação realizada no PDV gera um cupom de venda que possui informações extremamente importantes sobre o comprador e a compra. Dados como nome do cliente, status da compra e valor da operação podem ser verificados nesse cupom. 

 

  • <h3>Cadastros e consultas </h3>

 

É no PDV que recai a responsabilidade de fazer cadastros de clientes e produtos. A empresa, quando precisar fazer alguma campanha envolvendo clientes, ou a necessidade de procurar algum produto,pode procurar nos dados armazenados de algum PDV. Assim, o trabalho fica muito mais fácil com os dados cadastrados. 

 

  • <h3>Prevenção de perdas </h3>

 

A criação de uma política e lógica de prevenção de perdas é outra função do PDV. É uma maneira de manter a loja completamente organizada, com um sistema fácil e dinâmico para o lojista.

 

Entendeu um pouco mais sobre o sistema PDV? Já utiliza esse sistema? Comente com a gente!