Qual é o papel do GP do cliente? - UNO ERP

Qual é o papel do GP do cliente?

02/08/2021

18:26 hrs

Dentro da equipe de implantação de um projeto existem várias pessoas envolvidas, com papéis diferentes, todos são importantes para o sucesso da entrega, com qualidade, prazo, custos e riscos de acordo com a necessidades dos clientes.

Hoje quero falar de um dos papéis mais importantes dentro de um projeto, que é o GP do cliente (Gerente de Projetos), aqui não vamos falar considerando a metodologia de gestão de projetos X ou Y, o importante aqui é o papel a ser desempenhado.

A implantação de um sistema ERP envolve a realização de várias atividades que são organizadas dentro de um método para facilitar a execução e esse é o ponto…a execução!

O GP do cliente é alguém que tenha um perfil de liderança, não somente no sentido de exercer alguma hierarquia mas, alguém que tenha um perfil influenciador, que saiba lidar com as pessoas, muitas vezes alguns colaboradores de uma empresa podem sentir que seus empregos estão ameaçados com a implantação de um ERP, outros estão acostumados com o sistema antigo ou planilhas em excel, outros não tem a menor ideia do que vem a ser um ERP e por essa razão não conseguem entender o valor em tê-lo implantado enfim…É vital para a saúde do projeto, que esses colaboradores sejam ouvidos e tenham todas as suas dúvidas sanadas para que sintam motivação em contribuir com o sucesso do projeto!

Muitas vezes um diretor da empresa ou mesmo o proprietário assumem a função de GP e já vi casos onde deu certo, porém em muitos casos, devido à grande quantidade de compromissos e atribuições, a falta de tempo acabou prejudicando o andamento da implantação do sistema.

Por outro lado, já vi casos onde um estagiário foi alocado para ser o GP, e quero ressaltar aqui todo o meu respeito por esses profissionais e a importância deles em uma empresa. O ponto aqui é que por estarem iniciando sua carreira profissional, ainda não possuem a autonomia necessária para essa função.

Enfim, o GP é um dos principais responsáveis pelo sucesso do projeto, é claro que como comentei no início, existe uma equipe de implantação e todos são responsáveis, porém a falta de um bom GP pode inviabilizar o projeto, pense nisso!!!

Então, que tal contar com a ajuda de uma marca dedicada em um software ERP com módulos personalizáveis e desenvolvimentos exclusivos para atender as necessidades do seu negócio? Conheça a UNO Soluções e veja como podemos fornecer a solução que a sua empresa precisa!

 

Post escrito por: Luciano Rodrigues.

Você pode gostar