13/11/2018
15:06 hrs
Construa conexões, venda sucesso! Esse foi o tema do RD Summit 2018, que acontece todo ano em Florianópolis-SC. O evento que contou neste ano com mais de 10.000 pessoas é uma realização da empresa Resultados Digitais.
Aliás, o tempo todo, todos os palestrantes reforçavam a importância de fazer networking e de não vender por vender – deixe seu cliente sentir que está no ‘comando’ da compra.
“Ninguém gosta de ser abordado por vendas. As pessoas gostam e sentem prazer em comprar”. Frase do palestrante Jacco Van der Kooij, que abriu a plenária do segundo dia do evento e em sua segunda edição do evento.
Já o primeiro dia começou com a escritora, consultora e palestrante nas áreas marketing digital e inovação – Martha Gabriel, que chegou dando o tom da conversa de todo o evento: Inteligência Artificial (IA). Sim, tecnologia é a pauta principal para equipe de vendas e marketing obterem sucesso no futuro, mas atenção! O futuro já começou…
Apostas dos marketeiros de plantão no RD Summit 2018:
A Martha Gabriel levou um dado bem curioso, até 2060 as máquinas já terão substituído todas as atividades operacionais realizadas por humanos. Ao ponto, de já se discutir ‘Direito, Moral e Ética’ dos robôs.
Não só por isso, mas o sentimento geral que percebi no RD Summit, é que as pessoas e empresas estão interessadas em mudar suas estratégias para sobreviver ao futuro, é uma vontade enorme de fazer diferente hoje e agora.
Seja por medo dos robôs lhe substituírem e você não conseguir mais emprego, seja por medo de empresas mais inovadoras entrarem no mercado e quebrarem o seu negócio. Por isso, estudar o ressignificado da sua carreira e empresa diante ao mercado nunca foi tão importante!
Você já deve ter sentido mudanças no mercado e no seu cliente. Tanto que o CEO da Resultados Digitais levou alguns ‘efeitos colaterais’ dos novos modelos de negócios:
Logo, ficar parado esperando que seja uma fase não vai resolver. Visto que não é passageiro, essa é uma mudança real e alarmante para os acomodados de plantão.
São mais de 150 palestras realizadas em 3 dias de evento, separadas em 7 palcos e uma plenária principal. Para ajudar a organização fez um aplicativo para os participantes escolherem as trilhas que querem seguir e se localizar no evento.
Em alguns horários, ocorre apenas 1 palestra na plenária, que é transmitida em todas as outras salas. O que estou chamando de palestras principais aqui no post.
O conteúdo dessas outras palestras eram mais técnicos e específicos para cada trilha: CS – Customer Success, Vendas, Marketing Introdutório e Avançado, Tecnologia e Produto, Gestão & Estratégia, Conteúdo & SEO e Desenvolvimento de Pessoas.
Estávamos em três pessoas e nos dividimos entre as trilhas, já que todas aconteciam ao mesmo tempo.
Além do congresso, rolava uma feira de negócios com cerca de 80 empresas de marketing e tecnologia. Muitas eram startups, que chegaram a ter suas soluções utilizadas pela própria Resultados Digitais.
Muito bom passear por lá para desenvolver fornecedores, conhecer pessoas e buscar soluções que podem inovar sua empresa. #ficaadica
Cheguei no evento de 2018 temerosa… Sabe aquele dito que ‘a 2ª vez nunca é tão boa como a primeira experiência positiva’? Achei que iria ver mais do mesmo, sabe?!
Mas não, notei que os discursos evoluíram sobre inbound marketing e fui embora cansada de tanta informação nova na cabeça. Voltei a mil por hora e com um grau altíssimo de ansiedade!
Porém, é preciso saber que você voltará para a empresa cheio de ideais de mudança e melhoria, mas as pessoas que estavam naquela semana no escritório trabalhando normalmente, não estão na mesma sintonia que você.
Talvez elas não vejam as necessidades e urgências como você passou a ver…
Então, já fica a dica se você quiser ir: se você não estiver preparado para lidar com tanta informação, com desequilíbrio de conhecimento entre você e o resto do time, tiver dificuldade de engajar pessoas em um novo propósito e implementar melhorias no pós RD Summit, talvez o investimento não seja para você.