Conheça o novo Módulo Comex e quais informações ele tratará no Processo de Exportação no UNO ERP.
Em 2020, o UNO ERP incorporou o Módulo Comex (Powered by Carajas) que permite a inclusão e geração do processo de exportação com a expedição de documentos como Invoice e Packing List agilizando o processo de nossos clientes e atendendo as necessidades do mercado internacional que atendem.
A utilização desse módulo permitirá um ganho na produtividade do processo uma vez que em uma tela ocorrerá a centralização e consolidação das informações do recebimento do pedido do cliente até a data de entrega da mercadoria no cliente.
Através da tela VDW0086 – Processo Exportação do Módulo Comex podemos gerar um novo processo e acompanhar suas etapas, esta tela integra as informações já existentes no ERP como cadastro de clientes, moedas, centro de custos e despesas com as novas informações que podem ser cadastradas através do Módulo de Cadastros Iniciais.
Os novos cadastros implementados no novo módulo são de Idioma, Tipos de Datas e Portos, além das informações cadastráveis as informações padrões como Incoterms estão incorporados para a utilização seguindo a definição 2020 da ICC.
Os itens e suas informações ficais e comerciais dos itens são importadas dos pedidos de venda lançados no sistema da forma tradicional e que são vinculados ao processo de exportação criado.
A tela de processo de exportação somente considera os pedidos parametrizados com NOP de exportação e tem informado na tela sua situação além das etapas já concluídas até a emissão da NF para transporte ao recinto alfandegário.
Para ajudar, detalhamos neste post as 4 Abas desta tela:Aba Embarque
As quatro abas localizadas na parte inferior da tela concentram as novas implementações que geram agilidade e vínculos de dados emitidos pelos órgãos anuentes e vinculados as etapas dessa exportação, as datas acordadas e cadastradas de acordo com a necessidade, despesas que ao serem informadas são somadas ao total do processo.
Fornece os campos de preenchimento com dados da DUE emitida pela RFB e o vínculo dos agentes envolvidos no processo.
Aba Invoice
Fornece os campos para preenchimento de informações como Incoterm , país de origem, pais de destino, datas e demais dados que precisarem constar na invoice.
Aba Datas
Apresenta as datas cadastráveis informadas previamente no cadastro de datas de acordo com a necessidade do seu processo de importação.
Aba Despesas
Permite lançar as despesas que possam somar ao total do processo, como também controle de adiantamentos e reembolsos como hospedagem, refeição etc …
Essas despesas são cadastráveis no sistema para que sejam totalmente aderente a sua necessidade.