Saiba tudo sobre Processo de Importação

Tiago Amato
25/06/2018
Tiago Amato, nosso gerente de suporte volta novamente no Blog da UNO para falar sobre o Processo de Importação.

 

No atual cenário mundial onde países se juntam a blocos econômicos e esses criam acordos bilaterais ou até mesmo de livre comércio buscar fornecedores internacionais pode trazer benefícios financeiros e de incremento a qualidade do produto final.

O UNO ERP de forma nativa tem o controle para o processo de importação que integra os módulos de compra, vendas e estoque visando proporcionar os controles do preço fechado com o fornecedor através do pedido de compra até o valor pago pelo produto convertido de qualquer moeda estrangeira para Real.

 

Como funciona o processo de importação?

Iniciando através da inclusão do pedido de compra no UNO ERP são informados os produtos, quantidades e preços cotados na moeda que for feita a compra com o fornecedor estrangeiro. Após a aprovação deste pedido de compras o mesmo torna-se apto para utilização na tela do processo de importação.

A tela de processo de importação foi desenvolvida para ser preenchida após a emissão da Declaração de Importação (D.I.) pela Secretaria da Receita Federal Brasileira, neste documento que é expedido após o processo de desembaraço estarão descriminados os valores dos produtos, tributos e taxas envolvidas no processo e que devem constar na nota que será emitida para movimentação da carga desembaraçada do recinto alfandegário primário ou secundário até sua empresa.

Concluído o preenchimento dos dados constantes na DI no processo de importação a tela oferece dois reursos que agilizam o andamento do processo:

  • Botão Gerar NF: Permite que seja emitida diretamente a NF-e sem a necessidade de lançamento de pedido de venda.
  • Botão Gerar Recebimento: Permite a geração automática do recebimento da mercadoria baseado nos dados (valores, quantidades, fornecedor, NOP, etc…) conforme discriminados no processo de importação para que somente seja confirmado no ato da chegada da mercadoria em sua empresa.

O processo de importação está apto para atender as importações  baseadas nos Incoterms, pelos modais  terrestres, aéreos e aquáticos contemplando campos específicos para lançamento da AFRMM e Taxa Siscomex.

A operacionalização dessa importante ferramenta pode ser vista em maiores detalhes em nosso EAD de Compras, Estoque e rastreabilidade.

AINDA COM DÚVIDAS? FALE CONOSCO