01/11/2022
17:26 hrs
No atual cenário mundial onde países se juntam a blocos econômicos e esses criam acordos bilaterais ou até mesmo de livre comércio, buscar fornecedores internacionais pode trazer benefícios financeiros e de incremento a qualidade do produto final.
O UNO ERP de forma nativa tem o controle para o processo de importação que integra os módulos de compra, vendas e estoque visando proporcionar os controles do preço fechado com o fornecedor através do pedido de compra até o valor pago pelo produto convertido de qualquer moeda estrangeira para Real.
Iniciando através da inclusão do pedido de compra no UNO ERP são informados os produtos, quantidades e preços cotados na moeda que for feita a compra com o fornecedor estrangeiro. Após a aprovação deste pedido de compras o mesmo torna-se apto para utilização na tela de processo de importação.
Essa tela foi desenvolvida para ser preenchida após a emissão da Declaração de Importação (D.I.) pela Secretaria da Receita Federal Brasileira, neste documento que é expedido após o processo de desembaraço estarão descriminados os valores dos produtos, tributos e taxas envolvidas no processo e que devem constar na nota que será emitida para movimentação da carga desembaraçada do recinto alfandegário primário ou secundário até sua empresa.
Concluído o preenchimento dos dados constantes na DI a tela oferece dois recursos que agilizam o andamento do processo:
O processo de importação está apto para atender as importações baseadas nos Incoterms, pelos modais terrestres, aéreos e aquáticos contemplando campos específicos para lançamento da AFRMM e Taxa Siscomex.
A operacionalização dessa importante ferramenta pode ser vista em maiores detalhes em nosso EAD de Compras, Estoque e rastreabilidade.