Porque não desenvolver do zero um Sistema de Informação de Gestão para minha empresa?

Descubra neste post porque não desenvolver do zero um Sistema de Informação de Gestão para sua empresa: não cometa esse erro pois pode ser fatal.
 

No dia a dia, ouvimos empresários contar o trauma que foi desenvolver um Sistema de Informação de gestão do zero para a sua empresa e como ficou dependente daquele desenvolvedor.

Sendo assim, decidimos compartilhar com vocês essa experiência e mostrar alguns motivos para não cometer a mesma má decisão.

Pense que adquirir a licença de uso de um Software significa adaptar os processos de negócio ao ERP; e que desenvolver significa construir uma aplicação do zero que atenda a um processo específico.

O mesmo cabe para o Windows. Você já pensou em construir do zero seu sistema operacional? É muito mais barato, prático e simples adaptar-se ao que ele proporciona.

Lembre-se: isso não significa que você não possa desenvolver! Mas sim, adequar algumas funcionalidades aos seus processos. Dai a importância de comprar um Sistema de Informação ERP, que seja mais aderente o possível a sua operação (personalizável).

 

Estatísticas mostram que, a licença de uma aplicação no mercado atenderá cerca de 80%* das necessidades de negócio, enquanto os outros 20% das funções ficarão por conta de adequações via desenvolvimento.

Atenção! Nem todos os softwares do mercado permitem as customizações nesses 20%.

É muito importante analisar a quantidade e as funcionalidades existentes, assim como as funcionalidades que a sua empresa pretende desenvolver.

Avalie se sua empresa fará e não fará uso, pois cada plugin extra ou  funcionalidade desenvolvida representa um custo adicional, trazendo como consequência a diminuição de velocidade no atendimento para acompanhar as mudanças de negócio.

Outro importante ponto de atenção na contatação é a necessidade de integrar o seu Software de Gestão com outros Sistemas, que podem ser tão complexos que a construção de um sistema não ajude.

Contudo, novamente, fique atento se o Sistema de Informação ERP escolhido possibilita essas integrações.