Sistema PDV: Quais os benefícios?

Entenda a importância da integração entre o sistema PDV e o ERP para a gestão eficiente de vendas. Saiba como essa integração pode beneficiar a rotina do negócio e melhorar a experiência do cliente, seja no ambiente físico ou digital.   O PDV (Ponto de Venda) é crucial para qualquer negócio que pense em entregar uma experiência de compra positiva aos seus clientes. Através disso é que, em muitos casos, determinadas compras ou conversões ocorrem logo no primeiro contato. Isso porque, nesse caso, já houve um trabalho prévio para recepcionar os potenciais compradores. Com o crescimento do e-commerce, o que entendemos como PDV passou por uma mudança, pois agora ele também pode ser visto no ambiente digital. Com isso, sites e lojas virtuais e marketplaces passaram a entrar nessa conta, pois se entende que o consumidor pode comprar de qualquer lugar. Para empresas que buscam uma gestão financeira eficiente, é interessante haver uma boa integração entre o sistema da empresa e o PDV. Isso porque, com uma boa base de dados, é possível embasar grandes decisões, que podem beneficiar o negócio. Neste artigo, vamos abordar um pouco mais sobre o conceito de PDV e também a sua importância para uma experiência positiva do seu cliente Além disso, vamos te mostrar como a integração com um ERP pode beneficiar ainda mais essa rotina e consequentemente o seu negócio.  

O que é um sistema PDV e sua importância para o comércio

  Entende-se o Ponto de Venda como o local onde a venda é finalizada, tendo em vista que a venda inicia-se já na propaganda uma vez que pode ser entendido como o primeiro ponto de contato com o cliente. Nesse sentido, o PDV pode ser aprimorado de várias formas. Um exemplo que é mais próximo e fácil de entender é quando estamos passeando por um shopping e sentimos um cheiro diferente para cada loja. Muito usada para criar uma experiência na jornada do cliente, essa é uma estratégia de marketing não apenas para criar sensações, mas também lembranças que ligaram seu cliente a sua marca. Esse é apenas um exemplo. Mas, ao adentrarmos no ambiente digital, as possibilidades aumentam, já que a grande diferença entre as duas modalidades é que, no online, a coleta de informações relevantes é ainda mais eficiente e as empresas podem utilizar essas informações como base para decisões importantes. Assim, as empresas podem aprimorar as fases de uma venda no ponto de venda, por meio de estratégias que visam uma melhor experiência ao cliente, seja por meio de estímulos sensoriais no ambiente físico ou pela coleta de dados no ambiente digital. Falaremos sobre isso mais adiante.  

A importância da conectividade entre as etapas do processo de vendas

  Quando falamos de etapas do processo de vendas, temos que saber exatamente do que se trata. Nesse caso, temos três: retaguarda, frente de caixa e entrega. Basicamente, as etapas podem ser entendidas como o caminho que o produto percorre desde o início do estoque até o cliente.  A retaguarda é responsável por controlar o estoque. Logo, nessa fase acontece a emissão de notas fiscais, assim como a gestão de vendas. Já a frente de caixa pode ser entendida como ponto de contato do negócio com o cliente. É aqui que ocorre a finalização da venda. Por último, a entrega é o processo que vai garantir que o produto chegará ao cliente. É imprescindível que essas três etapas estejam em consonância entre si e que possam ser vistas a partir de um único sistema. Isso porque, a partir de uma visão completa do processo, é possível obter benefícios, como redução de erros nas vendas, assim como informações mais precisas. Tudo isso somado pode contribuir consideravelmente para uma tomada de decisão mais sólida e embasada.   LEIA TAMBÉM: Gestão multiempresa: como gerir todas empresas numa única plataforma?  

Como escolher o sistema ideal para o seu negócio

  Um sistema ERP ideal deve oferecer integração com o seu PDV, para que se possa obter uma gestão exemplar dos seus dados e informações, tornando a tomada de decisão mais eficiente e direcionada. Além disso, uma integração bem sucedida vai proporcionar a otimização do fluxo de trabalho através dos setores, aumentando a eficiência nas operações e consequentemente reduzindo os custos.  

Considerações finais: vantagens e benefícios de um sistema PDV integrado

  Um sistema ERP integrado com um PDV é imprescindível para gerenciar suas vendas de uma maneira otimizada e eficiente. Isso se aplica tanto para o físico, quanto para o digital. Com uma visão completa do processo de vendas, é possível diminuir cada vez mais os erros, já que as decisões são mais assertivas e embasadas. Isso gera um reflexo direto no faturamento.  LEIA TAMBÉM: 4 passos para utilizar o Sistema CRM UNO
Somos um ERP que trabalha a integração com diversos sistemas, incluindo o PDV. Se você precisa de ajuda com a gestão da sua empresa, entre em contato.