Em uma oportunidade anterior, falamos sobre as vantagens do picking e como isso pode ser positivo para uma empresa que deseja otimizar seu sistema logístico, quando falamos de encomendas. Mas, você sabia que existem variações do picking e que você pode adaptá-las para a sua empresa? Hoje, falaremos sobre os diferentes tipos de picking e como eles podem aumentar a eficiência do seu negócio.
O que é Picking?
Assim como falamos no post “O que é Picking?”, o picking é o processo de otimização na coleta dos ítens necessários dentro de um armazém. Não se trata apenas de ir lá e pegar, mas quando isso aumenta em complexidade e tamanho é que nasce a necessidade dessa solução. Deve-se lembrar que isso pode variar de acordo com o tipo de estoque que se tem. A tendência é que, quanto maior a quantidade de produtos a serem armazenados, mais avançado e organizado tenha que ser o tipo de picking.Tipos de Picking
Dentro do segmento de logística, podemos ter diversos formatos de negócios que se diferenciam pelo seu tamanho e pelo tanto de demandas que conseguem atender. Fatores como estrutura do local de armazenagem, tecnologia e número de produtos são decisivos para diferenciar um tipo de picking do outro, como veremos abaixo. O que temos que ter em mente é que são apenas formas diferentes de se fazer a gestão de estoque. Cabe ao responsável encontrar a que for mais adequada.-
Discreto
Nesse primeiro modelo, o processo é feito inteiramente por uma única pessoa, que faz o acompanhamento. A recomendação é para empresas menores. A vantagem é a potencial diminuição da margem de erro, mas o revés é que demanda mais tempo. Outra especificidade é que ele faz um pedido por vez. Para entender esse, imagine que você precisa ir no hortifruti e tem uma lista de 15 frutas e legumes para comprar. Nesse caso, a lista é o único critério para a prioridade na escolha dos itens a serem comprados. Claro que pra essa ocasião é bem mais indicado, mas quando falamos de estoques maiores, temos que pensar numa situação em que sejam necessários mais critérios do que para um hortifruti. -
Por onda
O que esse modelo tem de diferencial é que é perfeitamente possível usá-lo juntamente com outros. A sua especificidade é que se um operador receber vários pedidos em que entre eles haja produtos em comum, então o critério de coleta dos itens será feito no formato de um tipo de mercadoria por vez. Por exemplo: pedido 1 – 50 fones de ouvido, 10 smartphones e 2 carregadores; pedido 2 – 10 fones de ouvido, 2 capas de celular e 4 tripés de mesa. Nesse caso, a primeira coisa que o operador deve buscar são os fones de ouvido, para só depois seguir ítem por ítem. -
Por lote
Semelhante ao picking discreto, o colaborador faz a coleta de forma manual. Mas, o que muda é que nessa modalidade, a busca possibilita mais de um pedido por vez, gerando um adiantamento nos processos. Geralmente, indica-se essa opção para estoques que tenham uma quantidade elevada de produtos, mas que não tenham tanta variedade entre eles. -
Por zona
Esse é o mais organizado dentre os modelos citados, pois as fileiras do estoque já são separadas de forma mais padronizada e, com isso, o colaborador já sabe onde fazer a coleta disso, pode-se encontrar a informação via sistema, em casos de centros maiores. Nesse modelo, podem se enquadrar empresas que tenham estoques maiores e com uma boa variedade de produtos, pois as fileiras precisam ser separadas por temas, como marca, cor ou tamanho.