Vantagens de uma Logística Integrada

A logística permeia todos os processos de uma empresa, seja ela grande ou pequena. Nada mais é do que uma administração focada para exercer atividades de uma organização. 

Cada departamento pode ter sua logística própria, com regras organizacionais independentes, sistemas próprios e administradores diferentes – e isso pode se tornar um problema a longo prazo.  

Mas afinal, o que é uma logística integrada? Para que ela serve? Vamos ver isso a seguir. 

O que é logística integrada?

A logística integrada é uma forma de reunir todos os processos de uma cadeia do seu negócio em um único lugar. Isso significa que ao invés de ter múltiplos processos espalhados por um sistema, todos eles se concentrarão em um ponto focal. 

Isso é uma extrema vantagem, porque mantém  a individualidade das logísticas de cada área da sua empresa, mas com a organização e facilidade de uma única logística central. 

Qual a importância de ter uma logística integrada?

O mundo atual exige que o mercado consumidor seja o mais ágil possível. E é por isso que todos os processos dentro de uma empresa precisam acompanhar essa velocidade. A agilidade nos serviços é um dos objetivos mais importantes alcançados através da logística integrada. 

A integração das etapas da cadeia de suprimentos ajuda de forma excepcional a organização e procura por seus produtos. Com essa otimização, o tempo entre o  pedido de um cliente e a entrega do produto é reduzido consideravelmente.

Mas não é apenas a relação com o cliente que é beneficiada com esse tipo de logística. A equipe de colaboradores da empresa também passa a trabalhar com uma melhor produtividade e com uma redução de serviços manuais, otimizando o tempo de trabalho. 

 

A empresa preocupada em otimizar e integrar processos acaba entregando um melhor serviço aos clientes, e possui um time muito mais produtivo e engajado. Através dessa combinação, temos o fortalecimento da marca no mercado, atraindo consumidores e parcerias de negócios!