12/01/2016
13:17 hrs
Percebemos que muitos dos empresários e gestores que nos procuram para seus Projetos de Implantação de Sistema Integrado de Gestão não estão muitas vezes maduros quanto aos seus processos e orçamento.
Daí nasceu esse post, com 10 super dicas para ajudar antes da decisão de compra e ampliar o conhecimento sobre o assunto.
Saiba previamente quais são os problemas da sua empresa, que você pretende resolver com um Sistema Integrado (ERP). Muitas vezes, ele não é resolvido com um software, mas sim com a mudança nos processos.
Coloque em uma planilha: em uma coluna o departamento, em outra o problema e na coluna ao lado, as possíveis soluções. Indicamos colocar até mesmo uma 3ª coluna com orçamento, quanto cada solução custará para a sua empresa.
Pontuamos no Guia Quanto custa ERP? alguns tipos de Sistema Integrado que existem no mercado. Selecione uma modalidade que mais se adequa à sua empresa e que atendem todas as necessidades e problemas pontuados.
Não adianta comprar de fornecedores que não estão no mesmo nível de entrega, você vai se frustrar, pois irá exigir do ERP menor o que viu em outro fabricante, e isso tem valor. Ou seja, as expectativas da sua empresa, ficarão muito mais alinhadas com a capacidade de entrega do seu futuro Fabricante ou Consultor de Sistema.
Sentimos que alguns clientes, algumas vezes, tem medo de passar suas necessidades e problemas. Com isso, a precificação do ERP moldado e direcionado a solucionar os problemas e atender as necessidades reais pode derrapar na primeira curva.
Não tenha medo, o fornecedor só quer ajudar a ver se as funcionalidades dele realmente são aderentes, e ser útil para a sua empresa para que de fato traga resultados. Você vai evitar surpresas de despesas extras no futuro com o projeto!
Aproveite para incluir em seu orçamento alguma integração que você precisa que seja feita. Temos clientes que são obrigados a integrar seu Sistema Integrado com o do cliente ou com sua loja virtual.
Analise com as lideranças o que precisa ser feito, que um ERP não faz e automatize. As vezes, um tipo de processo só existe na sua empresa e não faz parte do ERP e você terá de customizar para a sua empresa.
Fique atento! Tem muito software no mercado que não tem equipe própria para essas customizações e integrações (API).
No guia falamos também dos vários modelos de orçamento de Sistema Integrado, e que em todos tem a implementação com valor / hora.
A diferença fica por conta de que alguns fabricantes não fazerem a própria implantação, pois deixam por conta de consultores independentes. E outros, como a UNO, que tem uma equipe própria e que segue uma metodologia padrão, com pacotes de horas pré-definidas para não dar um susto no seu budget.
Então, aqui a dica é: opte por pacote de horas fechados e se somente for necessário, contrate horas adicionais.
Quer deixar alguém de TI chateado, confunda software e hardware. Se o profissional de software for cobrado pela manutenção de um notebook ele ficará muito, mas muito chateado. E assim, vice e versa. Digo isso, por que tem muita empresa que ao comprar Sistema Integrado, esquece que existe um custo com servidor e tudo que o envolve.
Fique atento ao contrato de manutenção mensal proposto. Cheque se cobre tanto o suporte técnico, quanto as atualizações tecnológicas. Muitas vezes, são valores separados e a atualização é quase uma licença nova e o rombo no projeto é grande.
Aqui na UNO, por exemplo, os valores de atualização já estão embutidos na manutenção mensal, juntamente, com o suporte técnico com SLA. Falando nisso, avalie também se o suporte técnico tem um modelo de SLA (contrato de garantia de prazos de atendimento). Cheque qual nível de SLA é mais adequado a suas necessidades.
A burocracia nas questões fiscais e tributárias brasileiras assustam os sistemas gringos. Temos clientes que optaram por soluções europeias e acabaram se arrependendo, ficaram com um mico, pois esgotaram a verba e não tem mais dinheiro para trocar.
O ERP passou a ser mais um problema, ao invés de ser uma solução. Ouvimos uma história, que após investir milhões para tentar entender o mercado brasileiro, uma grande fabricante alemã desistiu e partiu para a integração com softwares contábeis. Quem deve ter pago esse fardo? Sim, as empresas brasileiras.
Tecnologia avança muito rápido, por isso, invista em um Sistema Integrado que esteja alinhado as melhores práticas. Sugerimos contratar ERP que já nasceu web e que seja 100% de suas funcionalidades neste ambiente.
Do contrário, no futuro você terá que reinvestir em uma solução mais moderna e começar tudo de novo. Leia mais sobre o tema: Cloud Computing na PME
Considere que a equipe muda e que de tempo em tempos será preciso dar treinamento para os novos colaboradores sobre a utilização do Sistema Integrado. Uma dica é optar soluções com cursos on-line de capacitação (EAD – Ensino de Longa Distância), assim você economiza com deslocamentos até a sala de aula.