14/11/2022
19:28 hrs
Que Loja Virtual já é um caminho sem volta já sabemos, mas você sabia que outro caminho sem volta são as vendas dentro de Marketplaces?
É certo que nas vendas on-line muitos ajustes já foram feitos nesses anos, mas também podemos afirmar que integrar sua Loja Virtual ou ERP aos Marketplaces é inovador e mais que urgente para a sobrevivência.
A ideia hoje é trazer para vocês 10 motivos para vender nos Marketplaces, que não seja o motivo acima. Se você quiser saber um pouco mais sobre o tema, lei também O que são os hubs de integração com Marketplaces?. Então, vamos lá:
Empresas que querem sobreviver ao mercado, devem sempre estar atentas às inovações do mercado e desenvolver ferramentas para facilitar a gestão, aumentar a taxa de conversão e o ticket médio de seus clientes.
Portanto, é essencial buscar soluções que permitam atingir esses objetivos. Se sua empresa quer ser inovadora, já busque essa integração de maneira prática e efetiva e saia na frente.
Os marketplaces fazem os investimentos com publicidade e marketing digital para que seus produtos sejam encontrados com mais facilidade pelos consumidores web. Os valores já estarão na taxa de comissão dos marketplaces. Ou seja, o investimento com marketing será com base em resultados.
Se você já possui uma Loja Virtual perceberá que a taxa de conversão de vendas feitas em Marketplaces é maior que as vendas feitas em sua plataforma própria, visto a força da marca dos varejistas on-line como o Walmart e Submarino e as facilidades de pagamento que eles proporcionam ao consumidor.
Com as facilidades nas formas e condições de pagamento, também será percebido um aumento no ticket médio das vendas. Primeiro, por que o consumidor confia na marca e segundo, por que o “crédito” é facilitado.
Não necessariamente você precisa investir em uma Loja Virtual para poder vender em Marketplaces. Basta integrar produtos, estoque e pedidos do Sistema de Gestão (ERP) com o Marketplace.
Se existe a possibilidade de oferecer seus produtos em mais de um canal, simultaneamente, não há razões para distribuidores e fabricantes se negarem a isso. Pois as margens de vendas são ainda maiores, visto que se igualam aos de suas revendas e pontos de vendas, sem gerar concorrência com eles.
Poder estar em Marketplaces torna a concorrência menos desleal para as pequenas e médias empresas, visto que suas verbas de marketing são menores e os marketplaces tornam mais fácil a localização de sua marca e produto pelo consumidor. Sua empresa estará vendendo para todo o Brasil e sem restrição de localização e com condições de pagamento mais acessíveis.
Gestão de equipes de vendas, controle de comissões, burocracias e processos trabalhistas, gestão de ambiente de trabalho, entre outros problemas, que quem tem equipe de vendas grande sabe com é difícil gerenciar. Os marketplaces ganham uma taxa fixa de comissão e você não terá que se preocupar com esses pormenores na nova fonte de renda e canal de venda.
Se seu software de gestão, loja virtual e marketplace não estão integrados e você vende neles, se verá forçado a integrar para não perder o controle operacional da empresa. Uma gestão com excelência somente será possível se integrar as plataformas.
Os mesmos motivos para melhorar os processos internos e organizacionais de sua empresa, que para poder atender a nova demanda e satisfazer os clientes precisará se organizar, documentar processos e sistematizar atividades repetitivas do dia a dia.