2 motivos para buscar na crise a Automação de Processos

Vamos apresentar aqui dois motivos para sua empresa buscar a Automação de Processos em tempos de crise.
 

Embora o assunto do post de hoje seja Automação dos Processos é importante ressaltar que há conhecimento que serã necessários que você já tenha para entender melhor do vamos falar aqui.

Antes de tudo, você precisa conhecer primeiro o que é ERP. As bibliografias técnicas explicam que os Sistemas de Gestão (ERP) são a Automação dos Processos repetitivos das empresas, alinhado as melhores práticas de gestão.

Dito isso, vamos percorrer os 2 motivos para buscar a Automação dos Processos em sua empresa em tempos de crise:

Tampar Ralos de Dinheiro (Custos Operacionais)

Isso ocorre basicamente porque com a automatização sua empresa ganha com:

Redução de custos com mão de obra

Muitas vezes não se faz necessário mais uma pessoa para digitar informações, sendo que ela pode ser digitalizada ou importada automaticamente em um banco de dados, por exemplo.

Muitas empresas tem um operador somente para a execução de uma atividade, que pode ser resolvida com a automatização de processos e detalhe, não terá dor de cabeça com retrabalhos. Pois toda atividade manual humana é passível de erros.

 

Minimização de custos com materiais

Eliminação de papéis, impressoras, arquivo, etc. Com o uso de documentos digitais, que podem ser enviados por e-mail.

Um exemplo claro e já presente são as notas fiscais eletrônicas. Ah! Isso também abre espaço na empresa, pois elimina arquivos físicos; o que os faz seguirmos pro próximo tópico.

 

Redução de custos com espaços físicos

Ter sua equipe trabalhando de casa já não é uma realidade só de livros e de histórias de conhecidos. Com os processos sendo executados pela internet, você já pode ter parte de sua equipe trabalhando home office. Isso reduz gastos com locação, material de escritório, estacionamento, deslocamentos, etc.

 

Redução de erros operacionais

Triste pensar como as empresas por erro de digitação, ou por que esqueceram de determinada tarefa causam prejuízos com multas ou pior, criam mal estar com clientes. Que para poder atende-los, acabam  levando prejuízos com a refração de alguma operação.

 

Encontrar problemas de processos

Já passamos por isso aqui na UNO. Com a documentação de processos, descobrimos que tínhamos duas pessoas fazendo a mesma atividade fora do sistema ou que geravam o mesmo tipo de relatório no Excel, porém, para gestores diferentes.

 

Redução de tempo gasto com aceleração de tempo de execução

Também haviam casos de clientes, que tinham um processo muito burocrático, que com a Automatização dos Processos conseguiu diminuir os passos para a execução e melhoram o tempo de atendimento. Observe como uma coisa influência em outra!

Aumentar as Receitas Operacionais

Gestão de Clientes e Vendedores

A gestão de clientes em carteira e equipe de vendas é de suma importância para o aumento das receitas. Aqui se seu processo ainda não for sistematizado, você pode estar nas mãos de alguém, que poderá levar a sua empresa a falência.

Além disso, não conseguirá levantar as necessidades de mercado, como sua empresa está posicionada, como vendem, para quem vendem, etc.

Se não entendeu ou quer saber mais sobre isso, recomendo a leitura de um dos nossos ebooks Dobre as vendas com Sistema de Gestão de Relacionamento, ele mostra como atrair e fidelizar clientes de forma automática utilizando a Automatização de Processos e focado na PME.

 

Clientes Satisfeitos

É um ciclo, se você vende bem seus clientes ficam mais satisfeitos e voltam e/ou indicam para outros clientes com o mesmo perfil.

Para ter clientes satisfeitos, é necessário ter bons preços, processos bem definidos, eliminar erros operacionais, que podem acabar refletindo no cliente… e assim vai, uma coisa puxa a outra!

 

Venda Melhor

Nos cursos que ministramos com clientes UNO costumamos perguntar o que eles buscam em seus negócios. É unânime, todos querem vender melhor. Isso significa, que querem menos volume e mais qualidade. Algo conquistado com clientes satisfeitos, equipe alinhada com os processos, redução de custos, tempos, etc.

 

Gestores com Foco no Negócio

Vemos muitos empresários que perdem parte do seu tempo com burocracias internas, levantamento de relatórios, resolução de problemas operacionais, etc.

Tudo o que poderia ser resolvido ou minimizado com a Automatização de Processos, que os liberariam para as tarefas que realmente importam e que precisam da atenção deles para manter o negócio em crescimento. Com a automatização, eles poderão ter mais tempo para ganhar dinheiro.

 

Lembramos apenas, que para chegar nesse ponto é preciso paciência! Sim, pois terá uma fase de implantação dessa automatização e será preciso tempo para poder chegar nos resultados esperados com a Automação de Processos.

Entenda mais como a UNO ERP pode ajudar sua empresa a alcançar esse ponto importante.