03/02/2016
13:28 hrs
Já trouxemos o ebook Dobre suas Vendas com Sistema CRM, que ajudou muito e não quero ficar aqui chovendo no molhado… Sugiro que vocês leiam esse ebook.
A ideia hoje é trazer 3 ações estratégicas para você pode utilizar no Software CRM para a gestão do Pipeline de Vendas e lhe mostrar como a nossa equipe trabalha no dia a dia.
Muitas empresas, como a UNO, estão se esforçando para obter alto desempenho de vendas e passam ou passaram por situações como as que listei.
Hoje, temos uma equipe comercial capaz de atrair os melhores prospects e conquistar com maior sucesso as oportunidades dentre nossa base de clientes, mas para chegar aqui foi preciso implantar o Software CRM integrado ao UNO ERP para nos auxiliar na gestão do Pipeline de Vendas.
O foco aqui vai acabar sendo muito para empresas B2B – Business to Business, mas que você pode adaptar para o B2C – Business to Consumer.
Você precisa separar em sua base de clientes quem são leads, leads qualificados e clientes. Sugerimos (usamos assim no nosso CRM):
Leads = Suspects
Empresa/Consumidor que AINDA NÃO HOUVE RELACIONAMENTO e, portanto não está claro se poderá vir a ser um cliente.
Leads Qualificados = Prospects
Empresa/Consumidor que durante o processo de prospecção DEMONSTROU INTERESSE, portanto ele é um “provável” cliente.
Ativos = Clientes
Empresa/Consumidor que TEM um contrato ATIVO. Se você não tem contrato, entenda como um cliente alguém que compra sempre, com frequência de XX dias. Clientes que não compram há mais de XX dias, já são inativos.
Inativos
Empresa que já TEVE um contrato concluído e atualmente NÃO tem nenhum em andamento.
Bloqueados
Empresa/Consumidor com problema de crédito. Importante para sua equipe de vendas saber como se posicionar.
Cancelado
Empresa/Consumidor que:
Com essa definição você saberá como e quando se relacionar com cada lead da sua empresa.
Aqui na UNO utilizamos a metodologia da Venda Mais, primeira e acredito que única empresa de capacitação em vendas, que confio e indico. O Raul Candeloro, criador da Revista Venda Mais é considerado o principal mestre sobre vendas do Brasil e mundo. Vale conhecer!
Na metodologia, o Raul definiu os passos do pipeline e adaptamos para a nossa estratégia da seguinte forma:
Preparação e Planejamento
Momento de qualificação do lead e busca de informações.
Prospecção
Inicio das comunicações: e-mail, SMS, Whatsapp, ligações.
Abordagem
Reunião/Apresentação/Ligação/Pré-Venda para leads interessados ou que demonstraram interesse
Levantamento de Necessidades
Levantamento do SEPAPIAG. Saiba mais sobre esse conceito.
Proposta de Valor
Envio de orçamento com base no SEPAPIAG levantado. No nosso Software CRM tem uma aba exclusiva para essa função na oportunidade.
Negociação
Ajustes e adequações nos itens, preços e condições para atender as necessidades do cliente.
Fechamento
Envio de minuta de contrato, atualização de dados cadastrais, momento de faturamento.
Pós-vendas
Momento de manter o relacionamento com o cliente para que ele continue com você. Aqui na UNO, abrimos uma oportunidade exclusiva para um dos nosso diretores cuidarem dos nossos clientes.
Cancelada Deadline
Deadline vencido. Nosso Software CRM inclui automaticamente. Aqui você define quanto tempo o vendedor tem para fechar negócio.
Cancelada
Oportunidades finalizadas antes da fase 5. Proposta de Valor.
Não Aprovada
Oportunidades finalizadas durante ou depois da fase 5. Proposta de Valor.
Pedido Faturado
Quando o pedido é faturado e o UNO ERP altera o status automaticamente no Software CRM.
Stand by
Oportunidades aberta e que irão ultrapassar o período de deadline, pois o lead solicitou que aguardemos.
Sempre que perdemos uma oportunidade (Cancelada ou Não aprovada), no Software CRM temos que pontuar para quem perdemos e/ou o motivo da perda, que aqui listamos da seguinte forma:
Preparação e Planejamento
Prospecção e Abordagem
Levantamento de Necessidades RAPPORT
Proposta de Valor
Negociação
Vale ressaltar que estou trazendo aqui como fazemos na UNO e que é considerada a melhor prática de gestão de vendas que existe. Tudo no Software CRM do UNO ERP é parametrizável e ajustável para a realidade e estratégia da sua empresa.
Espero ter contribuído para você implantar essas definições estratégicas 😉