7 erros ao usar um Software Controle de Estoque

Trouxemos aqui 7 erros comuns para que você repense a forma como faz a Gestão de Estoque; que podem sem solucionados com um Software para Controle de Estoque.
 

Em meados de março (2016) vimos a Webinar com o Edgard Borges da CNW Projetos, um dos maiores especialistas que conhecemos em Logística, ele apresentou conceitos importantes sobre layouts de estoque, endereçamento, inventário, separação, etc. Se sua empresa não se interessou pelo assunto porque já possui um Software para Controle de Estoque ou porque acha que o UNO ERP já sozinho a solução dos seu problemas, trago 7 erros comuns para que você repense a forma como faz a gestão do seu estoque.

Veja que nem sempre o erro parte necessariamente da sua equipe de expedição quando opera o Software para Controle de Estoque:

1 – Confundir a reserva do item com baixa de estoque.

Acredite, esse é um erro muito comum nas empresas. A reserva de estoque é na verdade a quantidade de produtos que já pertencem à um pedido, porém que ainda não deixaram o estoque; porque estão em fase de confirmação de pagamento. Ou seja, embora ainda esteja no estoque não está mais disponível para venda, podemos dizer que ainda pertence à sua empresa. Já a baixa de estoque ocorre quando há avarias que impossibilitem a venda destes produtos ou quando há roubo/furto. Podemos simplificar o entendimento da seguinte maneira: Pense que reserva de estoque é um produto que momentaneamente não pode ser vendido pois está aguardando a conclusão da compra, porém caso a compra não ocorra a empresa ainda poderá vendê-lo. Já na baixa de estoque, o produto estará inviável para venda, entrando assim como um prejuízo.

2 – Definir incorretamente o tipo de inventário do item.

Muito comum nas rotinas administrativas de uma empresa, o inventário é importantíssimo na gestão de estoque. E o que muda de uma empresa para outra, é o nível de detalhamento exigido conforme o ramo do negócio. Independentemente do ramo em que sua empresa atua, o recomendado é haja organização com relação aos inventários e, claro, investir em um software que melhore esse processo e minimize erros ou retrabalhos.

3 – Configurar no Software a utilidade do depósito em desconformidade com sua utilização.

Conforme dito anteriormente, cada ramo de atuação demandará um inventário diferentes, com frequência diferente. E assim como o inventário, a periodicidade de entrada e saída, o tipo de armazenagem, os relatórios necessários, as especificações de cada produto, entre outras característica também podem sofrem diferenciação conforme o ramos de atuação. E será seguindo essas diretrizes que você deverá configurar o seu software de Controle de Estoque; atente-se nesta etapa para que não haja erros decorrentes de uma configuração ruim.

4 – Não definir a NOP para realizar a atualização estoque.

Das configuração que já mencionamos, esta talvez seja uma das mais importantes; por conter as definições de regras fiscais, Nelas serão configuradas informações como: CFOP de venda, tipo e regras de impostos. São de extrema importância, pois todas as regras de tributação poderão ser definidas e aplicadas com base nelas e; podem também ser vinculadas a produtos específicos, a filiais ou a empresas específicas.  

5 – Não realizar a separação do pedido de venda.

Como em qualquer outro processo da empresa, a gestão de estoque exige disciplina; e para isso é necessário ocorrer de forma rotineira uma série de procedimentos para se manter as coisas em ordem. A separação de pedido de vendas é um desses procedimentos que se fazem necessários para que tudo ocorra bem, isso faz com que se tenha maior segurança ao se verificar se há produtos disponíveis para vendas. Se realizada adequadamente, a separação de pedido de vendas otimiza o tempo, evita erros no envio e prejuízos.  

6 – Ao realizar inventário não informar as localizações do iten corretamente no Software.

O endereçamento de itens no estoque é fundamental para o bom gerenciamento do mesmo; não é preciso entender muito de logística pra saber o porquê; esse endereçamento facilitará da hora de separar pedidos, fazer entradas  e saídas de itens. Além disso, ele também irá otimizar o tempo gasto em inventários, uma vez que seja feito de maneira correta e que também seja mencionado no momento em que o inventário estiver sendo feito.  

7 – Não realizar a configuração do roteiro de importação do XML no recebimento.

Essa é uma daquelas funções de um software que capaz de agilizar imensamente um processo, além de minimizar erros. A configuração de importação do XML, é nada mais nada menos que para copiar as informações contidas na NF-e para a nota de entrada. Sendo assim, ao ter essa ferramenta, não será necessário ter alguém digitando manualmente as informações da nota dentro do sistema; evitando assim erro de digitação, minimizando o tempo que se leva para essa tarefa.   Já imaginou ter essa ferramenta na sua empresa e eliminar esses e outros problemas? Fale agora conosco, podemos ajudar!