Entenda como funciona a Nota Fiscal de Operação Triangular, ou seja, quando você fatura para uma empresa e entregar em outra.
Você já precisou enviar um produto para o cliente do seu cliente? Sabe como emitir as notas certas para essa situação? Você sabe o que é Nota Fiscal Triangular?
Decidimos trazer aqui uma breve explicação sobre como funciona a operação de triangular e como é feita a emissão de NF para esse tipo de operação.
Se sua empresa é uma indústria (produtor), distribuidora ou revendedora esse artigo poderá te auxiliar muito. Continue sua leitura e confira como funciona a Operação Triangular.
O que é Operação Triangular?
Essa é uma operação que envolve três pessoas/empresas, que podem ser:
- Indústria: é aquele que produz e que normalmente vende para distribuidores ou diretamente aos revendedores.
- Distribuidor / Revendedor: é quem adquiriu o produto do fabricante para revenda.
- Revendedor / Varejo / Consumidor: é o “cliente final” que adquiriu o produto, pode ser pessoa física ou jurídica.
Na operação triangular a ‘Indústria’ vende para o ‘Distribuidor /Revendedor’ mas entrega a mercadoria diretamente ao ‘Cliente Final’. E quando isso acontece é necessário que seja emitida uma Nota Triangular.
Nota Fiscal Triangular
O procedimento da emissão das notas fiscais é sempre o mesmo, independentemente dos estados onde a operação acontece. A única coisa que mudará é a alíquota dos impostos oriundos do produto.
O produtor (Indústria) tem que emitir 2 notas para:- Distribuidor /Revendedor
- Cliente Final
A NF emitida contra o Cliente Final deve conter o número da nota emitida para o Distribuidor /Revendedor e servirá apenas para o transporte da mercadoria, assim sendo é isenta de tributação.
Isto ocorre porque, o Distribuidor /Revendedor também emitirá uma nota fiscal de venda para o cliente final com as tributações.