O Active Directory é uma importante ferramenta quando pensamos em gerenciamento de recursos e usuários, no âmbito organizacional e empresarial. Um negócio, a partir de determinados níveis, precisa ter uma rotina de permissões bem estabelecida, para que se tenha bem definido o que cada setor ou pessoa pode acessar ou o que deve ser feito. A partir disso, é notório o surgimento de possibilidades de gerenciamento por meio desse tipo de banco de dados. Hoje, vamos trazer algumas informações sobre a definição e o como o active directory pode contribuir para a organização das rotinas da sua empresa.
O que é Active Directory?
Conhecido também como Active Directory Services, a Microsoft aprimorou essa tecnologia para uso exclusivo em ambientes Windows, resumida em duas palavras: autenticação e autorização. Baseado no serviço de protocolo LDAP, o Active Directory armazena e disponibiliza dados para consultas futuras. A principal função do Active Directory é organizar o gerenciamento de usuários em uma empresa. O núcleo de TI geralmente instala e gerencia esse sistema. Quando o sistema funciona plenamente, ele garante a segurança dos dados da empresa, controlando o fluxo de informações e assegurando que todas as informações comecem e terminem seu percurso dentro dos domínios.
Em geral, a viabilidade dessa tecnologia depende muito da segurança que a empresa pode garantir, incluindo o sucesso na aplicação e prática dos processos. Por exemplo, um estudo da IBM de 2021 revelou que o Brasil enfrentou um aumento de 92% nos ataques de ransomware, um malware que sequestra dados por criptografia. Informações pessoais também ficam comprometidas, e o resgate é cobrado em criptomoedas. Garantir a segurança digital da sua empresa se torna, portanto, cada vez mais crucial. Antigamente, o roubo exigia presença física no local, mas agora é possível causar danos irreversíveis a uma empresa apenas sentado em uma cadeira. Esse cenário evidencia a importância de iniciativas de segurança digital.
Como funciona o Active Directory?
Para entender melhor, imagine uma árvore. Cada galho que sai dela pode ter outros galhos nascendo a partir dele. Da mesma forma, o Active Directory (AD) organiza permissões e pessoas. O centro de tudo é o setor que controla o processo, e cada setor tem acesso apenas aos dados relevantes para suas respectivas rotinas. Por exemplo, o setor de vendas não terá acesso a informações sobre o almoxarifado, pois esses dados não são inicialmente necessários para suas atividades. Se houver necessidade de acesso, o sistema pode conceder uma permissão extraordinária.
Outra maneira de entender o conceito é pensar em um mapa mental. Além de armazenar todas as informações da empresa em um único lugar, o AD garante a segurança, pois um único acesso inadequado pode resultar no vazamento de dados essenciais.
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Por que utilizar?
Para responder a essa pergunta, devemos considerar os benefícios de ter um sistema de gerenciamento de informações e as desvantagens de não tê-lo. Assim que um colaborador integra o time, geralmente, ele recebe equipamentos como computador, celular e/ou tablet, que são os meios pelos quais ele terá acesso às suas ferramentas de trabalho. Além do que mencionamos anteriormente, após estabelecer uma rotina bem-sucedida, é possível evitar muitos problemas de desencontro de informações.
Para entender a profundidade dessa questão, imagine uma infinidade de arquivos espalhados por dezenas de computadores. Mesmo que estejam na nuvem, imagine que o setor responsável precise de um relatório que está no e-mail pessoal do colaborador.
Nesse caso, é fácil perceber a “distância” a ser percorrida. O processo funcionaria de forma muito mais rápida e otimizada se todas essas informações estivessem no Active Directory (AD) da empresa, sob seu domínio. Pode surgir a dúvida de que o funcionário não teria acesso às informações se não estivesse fisicamente presente no local. No entanto, isso é resolvido porque, como mencionamos anteriormente, os hardwares da empresa podem estar com o colaborador e, com login e senha, ele pode acessar as informações remotamente.
A separação de quem (ou qual grupo) pode visualizar o que torna-se mais clara com o AD. Além disso, é possível promover uma interação eficiente entre os setores usando esse recurso.
Adotando iniciativas e tecnologias como essa, a empresa pode ter mais segurança na hora de operar, sabendo que seus dados estão seguros, já que a produção de informação a nível global aumentou consideravelmente. Outra forma de otimizar esse processo é realizar a integração com sistemas que já estejam em funcionamento nas rotinas da sua empresa. O Uno ERP é um sistema de gestão que oferece a possibilidade de integração com o seu AD. Caso queira saber mais, fale conosco.